TBR de Novembro

 Vamos conhecer as leituras que nos acompanharam esse mês, sabendo que talvez algum livro entre na frente e algum livro não seja lido e tudo bem!!!

Vou começar o mês com um clássico nacional Morte e Vida Severina, leitura coletiva organizada pela Claudia do Mãe Literatura. Escolhi a edição da editora Alfaguara.

Sinopse: Os poemas escolhidos para integrar esta coletânea desnudam os elementos fundamentais da obra de João Cabral de Melo Neto. Morte e Vida Severina (1954-55), poema que dá nome ao livro, é a obra mais popular de João Cabral e aborda o tema da seca nordestina, dando voz aos retirantes que fazem o duro percurso entre o rio Capibaribe e Recife. O poema O rio também retrata o universo árido às margens do rio Capibaribe, mas dá voz a ele próprio como condutor da narrativa. Engenhos de cana-de-açúcar, usinas, retirantes e trabalhadores são retratados na velocidade do correr das águas. Em Paisagens com figuras (1955), João Cabral sintetiza em palavras uma de suas principais características, que é o hibridismo de linguagens. Mesclando descrições de imagens de Pernambuco, com paisagens da Espanha, o poeta desfila toda sua expressividade onírica. Por fim, Uma faca sem lâmina (1955), trata do desafio da composição poética, que ele ilustra numa faca sem bainha, que corta o poeta por dentro.

Lançamento desse ano pela editora Intrínseca, "O Infinito em um junco", será mais uma leitura coletiva organizada pela Claudia, e estou bem curiosa, não conheço a autora, mas, pela sinopse acredito que a leitura será incrível! 

Sinopse: 

Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana.







Com as meninas do grupo Lendo Literatura Asiática vamos ler Lua no céu de Cabul, editora Arqueiro, esse livro já estava na minha infinita listinha...

Sinopse: 
Casada com um engenheiro completamente apaixonado por ela, Fereiba leva uma vida feliz em seu mundo de classe média, no Afeganistão. Porém, tudo isso implode quando o país é imerso na guerra e o Talibã assume o poder.

Seu marido vira alvo do novo regime fundamentalista e é assassinado. Forçada a fugir de Cabul com os três filhos, Fereiba só tem uma esperança de sobreviver: atravessar a Europa até a casa da irmã, na Inglaterra.




Encerrando com chave de outro vamos para o quinto e último livro da série da detetive Erika Foster com as meninas do Blog Só Sobre  Livros

Sinopse: Em uma manhã gelada de inverno, uma mãe encontra o corpo da filha, encharcado de sangue, jogado na calçada. Quem seria capaz de matar alguém na porta de casa? Após seu último caso, a Detetive Erika Foster se sente fragilizada, mas está determinada a liderar essa nova investigação. Ela começa recolhendo relatos de assaltos que ocorreram no mesmo bairro onde a jovem foi morta. Imediatamente, percebe um detalhe assustador que conecta os crimes: todas as vítimas foram atacadas por um criminoso que usava uma máscara de gás.




Essas serão as leituras coletivas do mês, já tenho alguns livros que eu escolhi para ler, escolhas pessoais, mas vou trazendo durante a semana...

E vocês já escolheram as leituras para esse mês???

Comentários

Postagens mais visitadas