Resenha - Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente

Livro: Textos Cruéis demais para serem lidos rapidamente
Autor: TCD
Editora: Globo Alt
Páginas: 304 páginas
Nota:★★★★★

Sinopse: Indo contra a tendência dos textos curtos e superficiais que são postados nas redes sociais, o coletivo literário Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente (TCD) passou a produzir e compartilhar um conteúdo extenso, profundo e extremamente poético em suas páginas no Facebook e no Instagram. Com seus escritos e ilustrações, eles acabaram atingindo um público muito maior do que o esperado, nos mostrando como, apesar da crescente agilidade que nossa comunicação exige, ainda precisamos de tempo para digerir e entender nossas complexas relações humanas. Para este livro, foram produzidos textos inéditos que ganharam a companhia das sensíveis ilustrações de Anália Moraes.



Eu gosto muito de denominar esses livros, como aquele livro que dá um soco no estomago, te fala as verdades que muitas vezes ficam escondidas apenas em nossas mentes. Esse é o tipo de livro que fala sobre morrer de amor e ainda assim você precisa encarar e continuar vivendo. As histórias são tão intensas quanto o título sugere, esses textos trituram e esmigalham nossos corações que já estavam partidos. Cada fragmento narra a dor, o desespero e a tristeza que permeiam as relações, e essa percepção da realidade é, de fato, excruciante.



Lembra um pouco o livro Outros jeitos de usar a boca, que a Ale postou a resenha dele aqui no blog, que também é um livro maravilhoso, mas esse fala do amor que nos deixou e como fazemos para sobreviver sem ele. E no final nos passa a mensagem que tudo passa a dor ainda pode permutar por muito tempo, mas tudo passa, sabe aquela velha frase, dê tempo ao tempo, parece sempre clichê, mas é o remédio para muitas dores. Eu consegui ver que a crueldade não está nas palavras impressas deste livro, mas sim naquele nó que fica em nossa garganta quando um texto nos compreende. É um alivio para a nossa alma.



Leiam, e se surpreendam!


E você, tá lendo? 


Comentários

  1. Amei a proposta do livro, realmente são textos intensos que parecem compreender com perfeição a dor que está na alma de quem sofre com angústias internas. Sem dúvida é uma obra muito sensível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comecei a ler esse livro, eu pensei ... hum acho que vou me acabar de chorar ... e que livro !! É a famosa frase tá na cara com luva de pelica. Super recomendo!! Bjs

      Excluir
  2. Não conheci esse livro, mas é um tipo de leitura que eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e depois me fala se você não se apaixonou também !!! Bjs

      Excluir
  3. Eu acompanho o Instagram do Textos Cruéis Demais tem um bom tempo e as postagens são maravilhosas. Sério, acho que não teve uma que não me fez parar e refletir, mesmo que por poucos minutos. O livro ainda não li, mas pretendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu irei segui-los tbm !!! Obrigada pela dica e uma ótima leitura bjs

      Excluir
  4. Eu sigo a página de mesmo nome no facebook e, nossa, eu amo as publicações. Algumas me deixam na bad, mas outras me colocam para pensar. Sinceramente, não sabia da existência do livro e, mesmo não costumando ler coisas assim, daria uma chance :)
    Adorei a resenha e os textos que você selecionou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, de uma oportunidade para esse livro, você vai se surpreender bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas