Resenha Hibisco Roxo

Livro: Hibisco Roxo
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas:








Que livro espetacular!!! Estava na minha lista há um tempinho e finalmente conseguir ler...Confesso que muitas vezes fiquei com muita raiva e lógico é um livro de ficção mas que infelizmente os fatos narrados acontecem ainda...
Hibisco

Nesse livro somos levados para Nigéria e vamos conhecer Kambili uma adolescente de 15 anos que tem a vida privilegiada...
Será? Se você acha que ter uma boa casa para morar, comida, roupa e estudar em um excelente colégio bastam, então Kambili é a menina mais feliz do mundo... 
Acredito que isso não basta, Kambili não sorri, não tem amigos, o medo é seu único e fiel amigo...Durante toda leitura senti um opressão muito forte...
Estamos presos há uma religiosidade muito grande...Quando a Nigéria foi colonizada muito foi imposto, a língua oficial passou a  ser o inglês e os costumes religiosos locais foram abandonados ou melhor foram forçados a abandonar e foi adotado o catolicismo, mesmo após sua independia, tanto o idioma quanto a religião continuaram a imperar...
O pai de Kambili é um homem muito poderoso, um dos pouco negros nessas condições...E isso fez com que ele perdesse sua identidade...Ele adota o inglês como idioma, raramente utiliza o idioma local, o igbo, e sua família deve seguir suas ordens...Ele é extremamente religioso e comete varias atrocidades em nome dessa religião, obrigando sua família a participar das missas, a rezar terço e muitos castigos também são aplicados para tirar o "pecado"...
"Como Deus lhe deu muito, Ele espera muito de vocês. Espera a perfeição." Página 53
Tanto Kambili, como Jaja, seu irmão, tinham que ser o primeiro em tudo...Caso contrário eram severamente castigados em nome de Deus. 
Beatrice, a mama, me causou raiva, pena, dó...Totalmente submissa ao marido...
Cercada de luxo, Kambili e seu irmão não conhecem a verdadeira condição de seu povo...Porém tudo mudo quando vão passar alguns dias com a tia que não vive cercada de luxo, porém, vive cercada de amor, não tem refri na geladeira, mas seus filhos tem a liberdade de falar o que pensam, não podem dar descarga sempre que vão ao banheiro, pois, a água é racionada, mas podem correr livremente e sentir o vento no rosto...

Depois desses dias nada será igual...
Eu sei que não consegui expressar a grandeza desse livro, mas leiam vocês não irão se arrepender...


E você Tá Lendo?

Comentários

  1. Desejo demais ler essa obra, pois desde seu lançamento sua premissa me chamou muito a atenção e aguçou minha curiosidade. Espero estar lendo em breve.

    ResponderExcluir
  2. Assim como grandes poderes trazem grandes responsabilidades, grandes posses muitas vezes pedem grandes sacrifícios e nem sempre opcionais. Eu adoro esse tipo de assunto, acho que quando lidos com a devida atenção agregam muito a nossa opinião e entendimento :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de leituras que emcionam e agregam conhecimento, saber mais sobre outras culturas sempre me atraiu. Esse belo livro vai pra minha lista, fiquei tocada com a história.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que história triste. Mas ao mesmo tempo acho uma leitura muito válida porque proporciona todo tipo de reflexão e nos faz ampliar nossa visão de mundo. Quero ler, mas provavelmente vou passar muita raiva, porque essa coisa de imposição religiosa é algo que me tira do sério.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas