Resenha O Diário de Nisha

Livro: O Diário de Nisha
Autor: Veera Hiranandani
Editora: Dark Side
Páginas:








Nossa leitura do mês de outubro para o grupo de leitura da MãeLiteratura em parceria com da editora Dark Side.
Vamos conhecer uma menina de 12 anos, Nisha metade hindu e metade muçulmana. No seu aniversário ganha de presente um diário do seu amigo Kazi, Kazi é o cozinheiro da família e muçulmano, Nisha o considera seu único amigo.

Imagem do Pinterest
Tímida e sem amigos encontra no diário seu refugio. E é nesses momentos que conversa sua mãe, que faleceu no parto... Nisha conta o seu dia a dia, através do seu diário...
Nos sentimos invadindo seu diário, sabe parece que estamos lendo escondidos, vamos conhecendo detalhes do seu dia a dia, conhecendo suas alegrias e seus medos... 

Imagem do Pinterest
Nisha tem um irmão gêmeo Amil, que adora desenhar e vivem fugindo dos meninos que praticam bullying com ele.
A história se passa no momento em que a Índia esta conquistando sua liberdade, mas, as guerras começam, hindus e muçulmanos não podem ser mais amigos, e Nisha não entende e eu também não, porque não posso ter um amigo muçulmano ou amigo negro ou um amigo branco.
Como seu pai é hindu, eles se veem obrigados a mudar do "país", sua casa não é mais segura, e sua família é obrigada a deixar tudo para trás e caminhar para a "nova Índia".
Iriam fazer a viagem de trem, mas, ficam sabendo que não é mais seguro fazer essa viagem, invasões e mortes acontecem a todo segundo...

Imagem do Pinterest
 A leitura é emocionante, me pergunto porque tanta violência, assim como ela, também acho difícil entender, porque não podemos nos dar bem com todo mundo, porque temos que escolher um lado..
O mais triste é que a história não é apenas ficção, Veera baseou-se na história da sua família ao escrever esse livro. Mais de 14 milhões de refugiados cruzaram a fronteira e pelo menos 1 milhão morreu nesse percurso. 
Imagina quantas Nisha existiram!!!
Não deixem de ler esse livro!!!



E você Tá Lendo???

Comentários

  1. Eu imagino o quanto essa leitura deve ser tocante, me lembrou muito O Diário de Anne Frank. É triste demais saber que tantas crianças sofrem com guerras sem sentido, dói na alma.

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro do sentimento de vazio e esperança que senti ao fechar a última página desse livro. Foi uma leitura muito, muito especial pra mim. Amo ficções histórias, mas acompanhar pelo ponto de vista da Nisha, uma menininha tão especial, tímida e, de certa forma, parecida com algumas pessoas que eu conheço, foi ainda mais emocionante. <3

    ResponderExcluir
  3. É muito comum a gente ver em um diário uma chance de por para fora todos os nossos pensamentos, ideias e sentimentos. Não tem como não se identificar com ela ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas