Viajando pelo Brasil #06
Essa resenha faz parte do nosso projeto Viajando pelo Brasil.
Se você ainda não conhece o projeto vem aqui!
Estamos conhecendo os escritores da Região Nordeste, e para representar Ceará escolhemos Rachel Queiroz!
Se você ainda não conhece o projeto vem aqui!
Estamos conhecendo os escritores da Região Nordeste, e para representar Ceará escolhemos Rachel Queiroz!

O livro foi publicado em 1975! E que delicia foi ler esse livro, parece que as palavras possuem um certo ritmo, uma certa melancolia...
A história é divida em três partes, todas narradas por Maria das Dores, ou como prefere ser chamada Dôra.
Dôra é uma jovem simples que vive na fazenda Soledade, no agreste nordestino no interior do Ceará, sob o domínio de sua mãe. Percebemos que ambas são bem distantes e Dôra a trata como Senhora...A muito tempo deixou de chamar de mãe...
A primeira parte é o livro de Senhora, onde fica claro seu relacionamento com a mãe, sua adolescência, a vida na fazenda...Dôra perdeu seu pai ainda criança, e foi criada com total indiferença pela sua mãe...
Depois vamos ter o livro da Companhia, vamos acompanhar a trajetória de Dôra para o Rio de Janeiro e depois a ultima parte o livro do Comandante, vamos conhecer seu grande amor e seu retorno para a fazenda.
"Bem, como dizia o Comandante, doer, dói sempre. Só não dói depois de morto, porque a vida toda é um doer." Página 09Então é isso!
Para onde será nossa próxima viagem?
E Você Tá Lendo?
Adorei a lembrança de Rachel de Queiroz, é uma escritora que merece ser sempre reverenciada. O projeto Viajando pelo Brasil é muito legal, vou ficar no aguardo dos próximos estados, bjs!
ResponderExcluirRachel de Queiroz me remete aquelas leituras obrigatórias da época da escola/vestibular. Lembro de ter lido O Quinze, mas como foi uma leitura obrigatória e, por isso, pouco prazerosa, não me recordo quase nada do enredo. Aliás, já não é a primeira vez que esbarro por aqui com um desses autores brasileiros que li por imposição como estudante e nunca mais me lembrei, mas agora me bate a curiosidade, de ler e aproveitar de fato a leitura.
ResponderExcluirNada como essa bela escritora para representar o Ceará. Me emocionei demais lendo "O quinze", ela é uma escritora que marca presença. Gostei de você ter criado esse projeto. Muito bom!!!
ResponderExcluirQue linda esta viagem!
ResponderExcluirAdorei este projeto
Os livros da Rachel são excelentes
Bjs
Claudia