Mulheres que correm com os lobos # 2

Livro: Mulheres que correm com os lobos
Autor: Clarissa Pinkola Estés
Editora: Rocco
Pág. 576







Como vocês já sabem esse ano estamos lendo esse livro incrível em doses homeopáticas!!!
Falei do primeiro capítulo aqui! E hoje vamos conversar sobre o segundo capítulo!!!


Uma leitura incrível mas que libera muitos gatilhos, fico me perguntando se todas devem ler, fico preocupada se todos estão emocionalmente preparados para essa leitura.
No segundo capítulo vamos ter como ponto de partida o conto do "Barba Azul!


Quando fui procurar a ilustração fiquei impressionada com a quantidade de material a respeito desse conto, confesso que nunca tinha ouvido falar ou se ouvi não me lembro...

Vamos conversar sobre relacionamento abusivo! E como muitas vezes nos recusamos a aceitar esse fato, falamos mentiras para nós mesmas... Somos educadas para sermos boazinhas, para aceitar, que precisamos ser protegidas, para ignorar nossa intuição. E não culpo as mães por essa educação, porque na grande maioria nossas mães também foram educadas dessa forma...
"Muitas mulheres não chegam a receber os ensinamentos básicos a respeito de predadores..." Página 63
Na verdade o barba azul é uma força ameaçadora que mora dentro de você. Ou também está lá fora, pode ser seu marido, seu irmão, seu vizinho...

Na história, Barba Azul faz corte para três irmãs, mas as mais velhas percebem que ele não é "amável", não é "sincero", porém, a caçula das irmã, irá cair nos encantos do Barba Azul.Não vou dar mais detalhes, é imprescindível que você leia o texto...

Somos levadas a acreditar e seguir nossos instintos, a aceitar e a mudar nossa realidade, a buscar ajuda...O mal existe, e necessariamente não é feio, pelo contrário, pode ser lindo, rico, mas irá roubar o que você tem de melhor, "sua alma, seu espírito"...
"...não tenha medo de investigar o pior." Pág. 73
No livro Clarissa irá usar muito o termo "iniciação", ou seja um processo de construção, em que você começa a andar e só pode seguir em frente, não dá para voltar, é necessário abrir os olhos e se libertar...


 Não é fácil, é necessário reconhecer o erro e pedir ajuda...
O conto é cheio de símbolos, e a autora irá desvendar cada um...
"É uma história sobre a ingenuidade psíquica, mas também sobre o vigoroso desrespeito à proibição de "olhar" e de afinal trucidar e reduzir a pedaços o predador natural da psique." Pág. 81
Fala um pouco sobre os sonhos, muitas vezes, mostra algo que não esta nos fazendo bem e não estamos percebendo e mais para o final do segundo capítulo, propõe a cura...
"...tente prestar atenção à sua intuição, à sua voz interior, faça perguntas, seja curiosa; veja o que estiver vendo; ouça o que estiver ouvindo; e então aja com base no que sabe ser verdade." Pág. 89
 Nada disso é fácil, afinal desde quando somos educadas para sentir, fazer perguntas... será dolorido, mas é algo libertador...

Até abril!!!



E você Tá Lendo?

Comentários

  1. Estou para ler esse livro há um tempão, mas a leitura simplesmente não flui no ebook. Sinto vontade de fazer marcações e anotações e o ebook me trava o tempo todo. Quero comprar o livro físico para fazer a leitura como se deve, até porque acredito que não será uma leitura fácil, mas ao mesmo tempo trará muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. A leitura desse livro deve ser muito libertadora, cada capitulo toca em um ponto importante das nossas experiências. Viver um relacionamento abusivo não deve ser fácil, infelizmente muitas mulheres nem se dão conta que estão em uma relação desse tipo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite cara mia... eu gosto desse livro, mas não tive a mesma preocupação que você. Acho necessária a leitura por ser a realidade de tantas mulheres e se fossemos educadas (como eu fui) a não baixar a voz, a não se sentir ameaçada e a respirar fundo e dizer o que pensa-sente e a não aceitar as "correções" que certos homens se sente a vontade para impor em pleno século XXI. Convivi com muitas mulheres que achavam que era algo natural e que acontece com todas. Justificavam os atos através do amor.
    Não é fácil, mas é necessário.
    Acho que me empolguei. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu tenho muito interesse em ler esse livro! Não sabia que ele era tão grande *O*
    Adorei a forma que está apresentando esse livro. Capítulos por capítulos. Adorei o post e as fotos <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas