Resenha O Sol é para todos




Livro: O Sol é para todos

Autor: Happer Lee

Editora: José Olympio

Páginas:349





Sinopse: A nova edição revista de um dos maiores clássicos da literatura mundial. Harper Lee nos apresenta um livro emblemático sobre racismo e injustiça, que marca seus leitores desde a sua primeira publicação e mostra seu valor até hoje. O sol é para todos conta a história de um advogado branco que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado e ainda criança na época. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.


Vamos conhecer a história de Scout, uma menina super inteligente e corajosa, e seu irmão Jem seu companheiro fiel nas aventuras, seu protetor.

São criados pelo pai Finch, um homem de coração puro e honesto e que tem como profissão a advogacia... Finch conta com a ajuda da babá Calpúrnia, uma negra, que está na família a muito tempo. Lembrando que a história se passa por volta de 1930, no interior do Alabama.

Quem irá narrar a história será a própria Scout! E teremos o livro dividido em duas partes: a primeira parte vamos conhecer a pequena e preconceituosa cidade de Maycomb, as travessuras das crianças, e teremos os infinitos questionamento de Scout.

Na segunda parte teremos mais ação e veremos ou melhor conheceremos a difícil convivência em uma cidade pequena, onde o racismo e o preconceito imperam e onde todos acham que podem mandar na vida dos outros... Todos querem estar com a razão independente do bem estar do outro...
"...Nunca sabemos como realmente vivem as pessoas. O que acontece por trás das portas fechadas, os segredos..." Página 63.

A vida das crianças mudará drasticamente quando seu pai, Finch, é nomeado para a defesa de um negro...


Essa leitura faz parte de dois digamos "desafios"!

Sabe aquele lista doze livros que você precisa ler no ano, pois bem, ele faz parte dos doze clássicos que escolhi para 2019. Como é considerado um dos romances mais importantes do século XX, acho que comecei o ano bem!!! O livro também ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura e teve até adaptação para o cinema.


O segundo desafio, estava eu (como sempre) passeando nesse mundo virtual, quando me deparei com o desafio do Canal Literature-se e resolvi encarar o desafio. O Sol é para todos se enquadra na categoria Bildungsroman, ou seja, um romance de formação.

O incrível e triste é perceber que mesmo sendo um livro "antigo", consegue retratar tão bem problemas ainda hoje existentes!
O Sol deveria ser para todos, mas, esta bem longe de isso acontecer...



" Mas, lembre-se que, por piores que as coisas fiquem, eles continuam sendo nossos amigos e esta continua sendo a nossa casa." Página 102


E você, tá lendo?

Comentários

  1. Eu li esse livro quando era bem nova, mas não me lembro quase nada da história. E certamente, com a pouca idade que eu tinha não consegui entender bem todo o contexto nem a importância das reflexões que a leitura poderia trazer. Preciso ler outra vez, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Ganhei essa versão no final do ano passado, mas ainda não li. Está na pilha dos livros para serem lidos em 2019... vamos ver onde isso vai parar. rs
    A pilha está alta, minha cara...

    ResponderExcluir
  3. É triste perceber a força do racismo. Ele parece se adaptar e resistir como uma superbactéria. As vezes me pergunto se, ele realmente era maior antes, regado por ignorância, quando não existiam leis, conhecimento e tantos mitos eram encorajados por pessoas gananciosas e de mente pequena ou hoje, que com tantas leis(outra tristeza é ter que existir lei para garantir liberdade mas...) e esclarecimento sobre o assunto ainda aconteçam coisas simplesmente assustadoras. Esse assunto embrulha o estômago mas tem que ser discutido e combatido para que um dia possamos dizer que a cor ou qualquer outra característica que não sejam o caráter e as atitudes de um ser, sobrepõe-se na hora de um julgamento seja ele onde for. Sonho com uma geração que respeite e ame mais e racismo é um dos portões a serem derrubados para que isso aconteça.

    Abraço :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas