Resenha - Arrume sua cama


Livro: Arrume sua cama
Autor: William H. Mcraven
Editora: Editora Academia
Páginas: 128 páginas
Nota: ★★★★★

Sinopse: "Deveria ser lido por todos os líderes... Um livro para inspirar seus filhos e seus netos a serem o que eles querem ser." THE WALL STREET JOURNAL

"Excepcional, interessante e direto ao ponto." REVISTA FORBES
"Repleto de histórias pessoais cativantes e inspiradoras. McRaven ensina nos dez capítulos deste livro como superar fracassos, aguentar as críticas e ajudar os outros." THE WASHINGTON POST
Quando foi convidado para proferir o discurso da aula inaugural dos alunos de graduação da Universidade do Texas, o almirante William McRaven pensou em compartilhar suas lições sobre liderança. Afinal, em 37 anos de carreira na Marinha norte-americana, ele exerceu o comando em vários níveis – inclusive tendo sido o responsável pela missão que capturou Osama Bin Laden. O que ele não imaginava é que o discurso fosse parar nas redes sociais, viralizar e ter mais de 10 milhões de visualizações!
Impressionado com o impacto e com o apelo universal, McRaven transformou a palestra em livro onde resume as 10 lições que aprendeu no treinamento das forças especiais. Assim como o vídeo, o livro virou um best-seller – está em primeiro lugar na lista do jornal The New York Times desde que foi lançado.


Foi uma grata surpresa ao ler esse livro, um livro super-rápido de se ler, e que não é como aqueles livros charlatões sobre como ver o lado bom das coisas, porque sabemos que nada funciona assim, só funciona se você mora em uma sociedade alternativa e acredita que existem unicórnios (pronto, falei rs).

Antes de começarmos a falar do livro, LEIAM!

Esse livro foi baseado em um fantástico discurso na cerimônia de formatura da Universidade do Texas, como já disse acima o livro é de uma leitura fácil, contem histórias rusticas e nos trazem ensinamentos que podemos levar para a vida. O livro conta a história do almirante McRaven, um Seal formado em primeiro lugar de sua turma, um almirante condecorado com 4 estrelas, comandante das Forças especiais Americanas e atualmente reitor da Universidade do Texas.

Em uma de suas missões como comandante das forças especiais, ele esteve presente na operação que capturou o terrorista Osama Bin Laden, o livro é sem rodeios, sem flores é direto no ponto, e cada história apresentada é um fato que aconteceu em seu treinamento no SEAL, e antes de começa a falar sobre os casos ele sempre fala, em primeiro lugar arrume sua cama, pode parecer uma coisa corriqueira do dia-a-dia, mas se nós não completamos essa simples tarefa diária, parece que não iremos conseguir completar nenhuma tarefa mais, então antes de sair de casa, ARRUME SUA CAMA.

“Ninguém está livre de momentos trágicos na vida. Como o bote de borracha que usávamos no treinamento básico do SEAL, só uma boa equipe pode nos ajudar a cumprir o nosso destino. Ninguém consegue remar sozinho. Encontre alguém para compartilhar sua vida. Faça tantos amigos quanto possível e nunca esqueça que seu sucesso depende de outros”.

O livro é separado por sete lições e cada uma te toca de alguma forma, seja para o seu sucesso profissional, seja para o pessoal, seja para lado emocional e familiar.

“Se você quer mudar o mundo… avalie as pessoas pelo tamanho do coração”.

Vou destacar uma das partes que mais me marcaram no livro: que foi a última lição, onde o almirante narra o treinamento dos cadetes SEAL, eles devem nadar em uma baia por debaixo de vários navios, e o pior, à noite. E é nesse momento de pura escuridão que eles devem manter a calma para conseguir completar a sua missão, conforme dito pelo almirante, essa etapa do treinamento o ajudou a enfrentar situações como as cerimonias de entrega dos corpos de soldados mortos em guerra a suas famílias, se você quer mudar o mundo, dê seu melhor nos momentos mais sombrios, e isso vale muito para o que estamos vivendo no Brasil, não é mesmo?

“Todo o treinamento do SEAL consistia em provar alguma coisa. Provar que tamanho não importa. Provar que cor da pele não muda nada. Provar que dinheiro não faz ninguém melhor. Provar que determinação e coragem são sempre mais importantes que talento”.

Leiam, esse livro vai entrar no hall dos melhores livros lidos do ano!


E você, tá lendo?

Comentários

  1. Olá!

    Adorei sua resenha. Confesso que tenho ficado surpresa com a quantidade de livros do gênero que tem surgido e eu que antes não me sentia atraída por eles tenho ficado curiosa com alguns. Gostei muito da premissa desse e como tendo a ser muito procrastinadora me identifiquei totalmente.

    Abraços,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  2. Sou líder de jovens e adoraria ler esse livro. Amo histórias reais de superação! Belo texto.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da proposta do livro, o autor tem muito a nos ensinar, afinal como seu trabalho é difícil e exige constante superação, há de ter aprendido lições de vida fantásticas.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a review e fiquei bastante surpreendida com o livro! Uau
    Beijinhos

    www.nadiaamatos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas