Resenha - Favores Vulgares

Livro: Favores Vulgares
Autor: Maureen Orth
Editora: Vestígio
Páginas: 448 páginas
Nota: ★★★★

Sinopse: Em 15 de julho de 1997, Gianni Versace foi morto a tiros nos degraus da entrada de sua mansão em Miami Beach pelo serial killer Andrew Cunanan. Mas, meses antes do assassinato de Versace, a premiada jornalista Maureen Orth já vinha investigando a história de Cunanan para a revista Vanity Fair. Escrito a partir de uma seleção de entrevistas com mais de 400 pessoas e insights obtidos de milhares de páginas de relatórios policiais, Favores vulgares conta a história completa de Andrew Cunanan, suas vítimas inadvertidas e o mundo opulento em que elas viveram… e morreram. Orth revela como Cunanan conheceu Versace e a razão pela qual a polícia e o FBI falharam repetidamente em capturá-lo. Esta é uma odisseia impossível de largar, que atravessa os Estados Unidos desde a rica comunidade gay da Califórnia aos modestos lares do Meio-Oeste, onde famílias se condoíam pela perda de seus filhos, chegando a uma decadente South Beach, na Flórida.

Confesso que quando escolhi ler esse livro, eu não tinha lido a sinopse, foi apenas pela capa, e foi aquela grata surpresa ao saber o conteúdo nas primeiras páginas.
Conhecemos a história por trás da morte de um dos ícones da alta costura Gianni Versace. Sua marca é vangloriada até os dias atuais.

Mas quem matou Gianni Versace, a mente perversa de Andrew Cananan, um homem mimado, mas que teve uma infância marcada por pais relapsos, e nisso conseguimos entender a sua personalidade na idade adulta, apesar do livro referenciar a morte de Versace, vimos que a dupla personalidade psicótica de Andrew é uma característica sua, ele desde criança mentia para os amiguinhos, dizendo que conhecia muita gente  importante e que seus pais eram ricos, sendo que os pais faziam o que podiam para poder manter Andrew na escola particular.  Na adolescia, era o centro das atenções, por ser uma pessoa ‘empática’ e fazia as pessoas riem deixando de lados suas mentiras cada vez maiores, porem uma coisa que ele sempre deixou claro foi que ele era gay.

E com isso, ele começou a frequentara mais alta sociedade gay, onde as festas eram regadas bebidas, drogas e sadomasoquismo, nessa festa Andrew, desenvolve um relacionamento com duas pessoas, Jeff e David, porem por esses dois ele realmente ‘gostava’ até que seu carinho “sadomasoquista e as mentiras cada vez piores”, fez com que Jeff e David o abandonasse.

E a partir desse ponto, as pessoas que cruzassem seu caminho e que o atrapalhasse de alguma forma ele a matava, sem um pingo de remorso, apenas para ter seu caminho livre. Até que Andrew conheceu Gianni Versace, e percebeu que a vida de Versace era a vida que ele sempre quis ter. E para isso se envolveu com Versace, se passando por uma pessoa totalmente diferente. Quando decidiu que chegara a hora de dar um fim a Versace, Andrew, atirou em Versace em frente a sua mansão com algumas testemunhas e saiu andando, como se nada tivesse acontecido.

O final (morte) de Andrew é surpreendente, nos leva a pensar se foi o suficiente para ele, depois de tantas mortes, mentiras, a mente psicótica de Andrew, acabou virando uma série de sucesso chamada American Crime Story, confesso que não sabia dessa série, mas irei procurar para ver.

A única coisa que eu senti falta nessa edição, foi de não conter imagens reais de Andrew Cananan e demais pessoas envolvidas nesse relato fascinante sobre a mente psicótica de Andrew. 




E você, tá lendo ? 

Comentários

  1. Olá...
    Não li esse livro, mas a história deve ser interessante so de falar de um fato que ocorreu na vida real. Temos que ler e conhecer um pouco a mente humana. Adorei a resenha. Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Consegui comprar esse livro num sebo do instagram por apenas R$20 reais. Quero lê-lo desde que a Bel Rodrigues falou do caso num vídeo. É muito bizarro tudo que aconteceu na vida desse homem!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que interessante! Eu não sabia que foi assim que Versace morreu. Que pena ele ter se envolvido com um psicopata, mas infelizmente ninguém está livre de passar por isso, não é mesmo? Afinal, psicopatas não se apresentam como tal. :/
    Gostei bastante da sua resenha e fiquei interessada em ler este livro também.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Eu vi a série da netflix, é muito boa também, mas o livro sempre tem mais detalhes. E concordo com você, quando se trata de uma história real é legal ter imagens.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho dúvidas se a infância dele foi responsável por tudo que fez. Foi um dos casos que estudamos no segundo ano e me lembro de que foi justamente esse questionamento que invocamos. Mas, uma coisa que sempre me chamou a atenção foi o fato de que era um homem que conquistava a atenção de muitos a sua volta e convencia com uma habilidade ímpar.
    Eu já ouvi falar da série, mas não assisti, até por preferir as páginas.

    ResponderExcluir
  6. Caramba, não sabia desse livro, me lembro perfeitamente da polêmica que teve nessa época, preciso ler essa obra sem falta. Anotei a dica, pois estou muito curioso.

    ResponderExcluir
  7. Só acho que esse cara devia ter uma página só pra ele no livro Serial Killers: Anatomia do Mal. AMEI O POST!!! ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas