Resenha Neuromancer

 

Livro: Neuromancer

Autor: William Gibson

Páginas: 320

Editora: Aleph






Uma das minhas últimas leituras de 2023! Neuromancer faz parte do projeto "Lendo 1001 livros Antes de Morrer" e falo desse projeto aqui!

Confesso que a principio foi uma leitura bem arrastada só nos momentos finais me prendeu, e se não fosse leitura coletiva teria desistido...


Vamos ter um livro de ficção cientifica que deve ter sido um alvoroço na época do seu lançamento, 1984, e trouxe termos técnicos e vivências como inteligências artificiais, cyberespaço, conceitos que hoje não nos causam estranheza.
Toda história se passa em um mundo muito a frente do nosso, um mundo distópico onde a tecnologia domina e o caos impera... Durante a leitura muitas vezes me senti perdida, e lá ia eu voltar algumas páginas...Os personagens tem apelidos e codinomes então muitas vezes pensava "quem é esse" e lá na frente descobria que o "infeliz" já fazia parte da trama...
Vou tentar falar um pouco aqui do que eu entendi, mas, apesar de tudo foi uma leitura boa, é necessário persistir...
A história se passa no Japão, nosso personagem principal é um cowboy, que pelo que entendi seria um fora da lei, um hacker, seu nome é Case e em algum momento ele pisou na bola com o chefão e o seu cérebro foi modificado o impedindo de se conectar com o cyberespaço.
Como ele não consegue se conectar mais ao cyberespaço, vive de bico para sobreviver e todo o dinheiro que consegue usa é para se drogar. Em meio ao caos total, ele vai ser sequestrado e sedado, modificado e para voltar ao "normal" terá que cumprir uma missão...Nesse momento aparece a Molly, que pelo que entendi não é humana ou é meia humana, enfim, tirem suas conclusões e me contem, por favor! E vão viver uma aventura, até para fora da Terra eles irão, Tudo muito doido!!! E não consigo explicar melhor sem dar spooler, então vou ficando por aqui...
Dizem que esse livro foi a inspiração para o Matrix! 
Fez tanto sucesso, que virou um trilogia! Sendo sincera, parei por aqui!!!
E o final me surpreendeu!!!

Pinterest
E Você Tá Lendo?




Comentários

Postagens mais visitadas