Resenha - O amor nos tempos do ouro

Livro: O amor nos tempos do ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Alt Editora
Páginas: 328 páginas
Nota: ★★★★★

Sinopse: “Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?”
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Se eu já gostava da escrita da Marina Carvalho eu agora gosto ainda mais! Que trabalho lindo, percebemos que ela teve muita dedicação ao pesquisar o século XVIII no Brasil. E que história rica!

Nesta história conhecemos Cecile uma franco portuguesa que perde seus pais e seus dois únicos irmãos num trágico acidente, então vendo-se sozinha ela parte para o Brasil (Rio de Janeiro) para a casa de seu tio um ambicioso cujo o luto nem ao menos o afetou, e logo tratou de arranjar um velho fazendeiro em Minas para que ele pudesse lucrar com alguma coisa, neste caso um acordo de 40% da fortuna de sua sobrinha após seu casamento com o velho fazendeiro.

“— Vamos, menina! Anima-te! Não percas as esperanças ainda. Nem conheces teu futuro marido. Ese ele for um cavalheiro, um homem de bem? Terás uma casa só para ti, em um lugar novo, onde poderásrecomeçar.Cécile virou a cabeça minimamente, apenas para encarar Marie com descrença.— Eu já tinha uma casa. — Puxando o ar com força, ela deu vazão à sua revolta. — E meupretendente é um velho. Segundo meu tio, ele tem um único filho, que tem a minha idade! O homem é umfazendeiro das tais Minas Gerais, além de ser proprietário de minas e dono de escravos. Ganancioso,isso sim! Está de olho em minha herança e no fato de eu ser jovem e capaz de lhe dar uma penca defilhos.—"

Sem poder argumentar sobre tal acordo, ela Cécile parte para Minas Gerais, uma viagem um tanto quanto cansativa para aquela época sem recursos de mobilidade. E sem sua dama de companhia Marie, pois seu tio a fez ficar no Rio de Janeiro. No trajeto ela conhece melhor seus companheiros de viagem e todos percebem que Cécile não é apenas uma madame, ela tem ternura em seus olhos e trata a todos com respeito e dignidade, pois naquela época os escravos não eram tratados com humanidade, eram tratados como se fosse ratos, uma lastima, pois somos todos iguais.

E a pessoa responsável por fazer a viagem do Rio de Janeiro para Minas Gerais, o senhor Fernão o que é um bronco acaba se tornando uma pessoa amigável no trajeto e percebe que Cécile pode não ser a boneca de porcelana que ele sempre achou que fosse. Porém devo dizer que Fernão nunca foi esse ser de boa conduta, muito pelo contrário, na verdade Fernão é conhecido por realizar trabalhos sujos para o futuro marido de Cécile. Vale ressaltar que essa viagem é sua chave para ter a sua liberdade de trabalhar para o velhote fazendeiro.

E tudo acontece nesse trajeto, temos um início de um romance improvável, redenção, compaixão, aventuras e mistério... uma história primorosa, o livro flui muito bem, uma escrita leve e cativante! Super recomendo!! E eu vou parando por aqui, pois posso dar um spoiler, e esse é aquele livro que merece ser lido sem ter nenhum spoiler. 

Leia e se apaixone por essa história linda e rica no cenário brasileiro, a nossa amada Minas Gerais! 

Vale ressaltar que durante a leitura temos lindos trechos de poemas de autores, como Castro Alves, Mario Quintana, Florbela Espanca, entre outros.

Marina Carvalho nos presenteou com riquezas de detalhes históricos, personagens inesquecíveis, e um romance irresistível.

E você, tá lendo?  



Comentários

  1. Uau, amo romances de época e já quero esse! Parece lindo! E essas histórias de tempos relacionadas com os cenários do nosso país em tempos antigos, te juro, me fascinam! Amei a resenha e anotei o nome do para ler! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas