Resenha - Passarinha



 Livro: Passarinha
Autor: Kathryn Erkine
Editora: Valentina
Páginas: 224








Há tempos na minha lista de leituras, mais um livro que tive um imenso prazer ao ler...Comprei recentemente em uma das feiras que visitei, adoro quando consigo "ser forte" e comprar livros que realmente estavam na minha lista...Confesso que isso nem sempre é fácil, pois, sou atraída pelas capas...


Vamos conhecer Caitlin um menina com diagnóstico de TEA (transtorno do Espectro Autista), a história é narrada sobre seu ponto de vista. Ela é doce, curiosa mas devido ao transtorno tem dificuldade em fazer amigos, muitas vezes não consegue entender o que está acontecendo a sua volta e por seu comportamento "diferente" ( quem disse que temos comportamento iguais?), muitas vezes sofre bullying na escola. Sua vida novamente esta de ponta cabeça... A primeira vez que tudo ficou confuso, bagunçado, foi quando não mais era possível encontrar sua mãe ( a mãe morreu de câncer), e quando tudo estava caminhando, endireitando-se, as coisas mudam de novo...
Durante um tiroteio que ocorre onde todos deveriam estar seguros, ou seja, o tiroteio acontece na escola, ( o livro foi inspirado na tragédia da Virginia Tech) seu único irmão, seu melhor amigo, é assassinado... E Caitlin terá que aprender a viver sem ele...Agora ela tem que ser forte e ajudar seu pai, terá que ser forte e ajudar a si mesma..


Confesso que durante a leitura também fiquei de luto!!! A autora foi extremamente sensível, e nos leva a refletir como é difícil superar uma perda, pensamos apenas no nosso luto, mas, como leitores, nos foi permitido ver o luto de todos, de forma singular...Percebemos que a escola de Devon (irmão da Caitlin), também está de luto, ele não foi o único a perder sua vida... 

Com a ajuda da coordenadora de sua escola, Caitlin irá tentar fazer amizades, cá entre nós, isso é difícil mesmo não estando dentro do espectro...Nem todas as pessoas são legais, e muitas vezes, Caitlin irá ser ridicularizada por não entender gírias ou palavras de duplo sentido...

Mesmo com todas as dificuldade que enfrenta ela não perde o ânimo e irá procurar um DESFECHO...

Um livro para aquecer o coração, para quebrar nossos pré-conceitos, nos impulsionar a ver o outro... 

Ah! Antes de lerem esse livro aconselho vocês lerem O Sol é para Todos, o livro trás muitas referencias e se você não gosta de spoiler (assim como eu) leia antes, até porque alguns comentários feitos durante a história, fica sem sentido se você ainda não leu O Sol é para Todos....


Resenha
👉 Fotos do pinterest
👉Fotos tiradas por mim...

E você Tá Lendo?



Comentários

  1. Quanta sensibilidade nesse enredo, confesso que fiquei tocada. Perdas são sempre muito dolorosas, é preciso ter muita força para superar a dor. Imagino que Caitlin e seu pai vão precisar muito um do outro daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu sou encantada por livros que envolvem a temática autista, aliás, não só livros, visto que uma das minhas séries favoritas é Atypical. Esse livro está na minha lista há tempos e sua resenha só me deixou mais curiosa!

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  3. Acabei de emprestar esse livro no Kindle Unlimited! Seu post me lembrou que faz tempo que quero lê-lo *-* me interesso bastante por TEA desde que assisti, no ano passado, uma palestra sobre o assunto. Esse eu li o meu livro favorito da vida (Em Algum Lugar nas Estrelas), e nele um dos personagens é autista também. Tenho certeza que essa vai ser uma leitura maravilhosa <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas