Resenha Toda luz que não podemos ver


Livro: Toda Luz que não podemos ver
Autor: Anthony Doerr
Páginas: 528
Editora: Intrínseca








Talvez seja a melhor releitura do ano!!!

 Li pela primeira vez em 2017 e confesso que já não lembrava como essa história é maravilhosa...

Uma história triste, mas ao mesmo tempo personagens corajosos, que vão lutar pelos seus sonhos, pelo que acreditam, já falei que a história é triste??? Preparem os lencinhos!!!

Marie-Laure tem apenas seis anos e esta ficando cega. Mora com seu pai em Paris, onde seu pai trabalha como chaveiro no Museu de Arte Natural.

Esse pai fenomenal irá construir uma maquete do bairro onde moram para que Marie treine e possa sair pelo bairro de forma independente...

Já na Alemanha encontramos Werner mora com sua irmã em um orfanato. Apaixonado por rádios irá se tornar o "melhor" em consertos e isso lá na frente irá ser a sua desgraça.

Em plena guerra mundial Marie e Werner terão seus caminhos cruzados...

A gente já começa a leitura em plena guerra, e a história volta para o passado e presente. Gente amo histórias assim, vamos conhecer Marie e Werner crianças e acompanhar seu crescimento, amadurecimento, querer entrar na história e salvar essas crianças. Meu Deus, tudo bem é ficção, mas, a guerra aconteceu muito mais cruel do que qualquer livro consiga contar, e eu fico com o coração apertadinho, como o ser humano é cruel...

"- É certo - pergunta Juta - fazer algo apenas porque todas as outras pessoas estão fazendo?" Página 137

Esse livro é tão maravilhoso que você acaba envolvido com todos personagens, todos são importantes! Frederick, amigo de Werner, fez com que eu derramasse muitas lágrimas, um garoto sensível que não se encaixava em uma politica que valorizava apenas a força física, ele foi destruído por esse regime. Foi um dos momentos mais desesperadores!!!

A história retrata muito a ocupação da França, mostra a "Resistência", valorizando papel da mulher, a importância do rádio...

Teremos aqui dez anos de história distribuídos em quinhentos e vinte e oito paginas. 

"- Sabe a maior lição da história? A história é aquilo que os vitoriosos determinam. Eis a lição. Seja qual for o vencedor, ele é quem decide a história. Agimos em nosso próprio interesse. Claro que sim. Me dê o nome de uma pessoa ou um país que não faça isso. O truque é perceber onde estão os seus interesses." Página 89.

E você Tá Lendo?

Esse post faz parte do B.E.D.A e participam também:

Comentários

  1. Oii, me animei com o BEDA para tentar mais uma vez retornar ao blog. Muito obrigada pela chamada. Já estou com post lá.
    Gostei da dica do livro. Muito bom quando a gente se envolve com todos os personagens durante a leitura.
    Um ótimo agosto para nós.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas