Resenha - Os Condenados

Livro: Os Condenados 
Autor: Andrew Pyper
Editora: Darkside Books
Páginas: 336
Nota: ★★★★★

Sinopse: Danny passou por uma experiência de quase-morte em um incêndio há mais de vinte anos. Sua irmã gêmea, Ashleigh, não teve a mesma sorte. Danny conseguiu transformar sua tragédia pessoal em um livro que se tornaria um grande best-seller. Ainda que isso não signifique que ele tenha conseguido superar a morte da irmã. Claro, ela nunca mais o deixaria em paz.

Antes de falarmos sobre a história desse livro fantástico, eu tenho que falar sobre as edições que DarkSide faz, é um livro mais lindo que o outro, o cuidado que eles possuem com a arte da capa, a diagramação é incrível. Conheci esse autor através de outra obra dele que é o livro O Demonologista que está na minha lista infinita de leituras pendentes e wish-list infinita.

Mas vamos a história, em os Condenados o centro da história será sempre em torno de vida pós-morte, e nessa história conhecemos Danny, um homem que passou por uma experiência de quase-morte e foi e voltou do inferno por pelo menos 3 vezes, mas como assim? Uma das primeiras vezes que esteve no inferno foi quando houve um incêndio há mais de 20 anos atrás, e sua irmã gêmea Ashleigh, não teve a mesma sorte e acabou morrendo. Então como a maioria das pessoas fazem quando passam por uma experiência dessa, o que ele resolve fazer? Ele resolve transformar a sua tragédia pessoal em um livro que se tornaria um grande best-seller, embora isso não signifique que ele superou a perda de anos atrás, apesar que eu posso dizer que a irmã dele nunca o deixou ao mesmo espiritualmente posso dizer ...  

“Você não deveria estar aqui, Danny. Mas, já que está, vai viver como se estivesse morto. Como eu.”
 “São as pessoas que prendem você ao paraíso ou ao inferno, ou seja lá qual for o seu destino. Elas são âncoras”.



Só que com o passar da história, ficamos sabendo mais sobre a personalidade de Ashleigh que desde pequena foi uma menina vingativa e egoísta, Ash, teve uma infância incomum por seu comportamento e vemos a sua família se afastar de seu crescimento cada dia mais, seu pai cada vez mais enfurnado no escritório para não ter que aturá-la em casa e sua mãe sempre bêbada por estar sempre se culpando por conta das maldades e atrocidades de sua filha é capaz de fazer e o único que não consegue escapar parece ser Danny, que por serem gêmeos possuem uma certa conexão, até o incidente do incêndio acontecer. E após parecer tanto tempo, Danny tenta levar uma vida normal, mas Ash acaba se tornando cada dia mais possessiva com relação a seu irmão, como se ele devesse sempre ser uma pessoa solitária, qualquer chama que a felicidade que ele pudesse encontrar Danny é sempre destruída pelo fantasma de seu passado, e sua irmãzinha é capaz de fazer atrocidades colocando a vida das pessoas que chegam perto de Danny em risco. E isso fica mais transparente com a chegada de Willa uma mãe que tenta criar seu filho Ed, e com a chegada de Willa e Ed, Danny tem a oportunidade de ser feliz de verdade pela primeira vez e de ter uma família de verdade, mas Ash logo aparece para tornar não só a sua vida um inferno, mas também a de sua mulher e de seu enteado. E com isso vemos um Danny transformado e com uma coragem que fazer inveja a muitos super-heróis, pois essa será a primeira vez que Danny terá que enfrentar a sua irmã morta em 40 anos e quando falamos em enfrentar estamos dizendo que ele terá que arrasta-la para o lugar de onde ela nunca deveria ter saído, pois só assim ele terá a oportunidade de ter uma vida feliz como ele nunca teve a chance de ter.

“Talvez eu esteja apenas me dando conta de que estou ficando igual aos outros, de que estou me perdendo ao chegar cada vez mais perto de encontrar minha eternidade”.

Vale ressaltar que o autor, usou muito do nosso medo natural do desconhecido, para fazer os condenados, e isso torna sua obra primorosa, e no final o autor deixa em aberto permitindo que sua imaginação preencha o que está implícito para que você possa tirar as próprias conclusões perturbadoras. Esse não é um terror com muito sangue, como já li em alguns, mas é um terror psicológico, daqueles que você consegue se ver no lugar do protagonista e ficar com medo ou apavorado seria melhor dizer com as possíveis ações de uma irmã louca e morta pode fazer. As vezes uma irmã que está viva pode ser também um tanto quanto egoísta e capaz de fazer coisas que você duvida que é verdade que realmente aconteceu. 

“Os atos desta vida foram o destino da próxima ...”



E você, tá lendo?




Comentários

  1. Eu já vi muito esse livro por aí, mas nunca tinha parado pra ler sequer a sinopse porque meu primeiro contato com o autor foi decepcionante. O Demonologista pra mim foi uma leitura que não engrenou. Foi arrastada, cansativa e nem um pouco empolgante. Não sei ao certo se foi porque comecei a leitura com expectativas muito altas ou se foi porque a história tomou um rumo que eu não esperava. Mas depois de ler sua resenha admito que o enredo me chamou a atenção. E agora estou aqui me perguntando se devo tentar ler para ver se tiro a má impressão que fiquei do autor.

    ResponderExcluir
  2. adorei sua resenha, ela me fez desejar ler esse livro. Acredita que tenho um livro desse autor, mas ainda nao li? Agora estou asiosa para conhecer a escrita dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não fique ansiosa, vá até sua estante e separe o livro para a próxima leitura.
      Depois conta pra gente!!!
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas