B.E.D.A. # 12- Melhores Adaptações Cinematográficas

Hoje o post é diferente e um tanto quanto complicado, vamos falar sobre as melhores adaptações cinematográficas. E esse tema, dá pano para manga e muito café ou melhor pipoca!

Como sabemos ao longo dos anos, milhares de livros e contos se tornaram filmes e seriados famosos. Não dá para negar que é uma parceria e tanto, além de uma estratégia de marketing. As pessoas gostando do que viram no cinema ou na televisão, podem ir atrás da fonte real e descobrir mais sobre a história e até tirar a impressão ruim que alguns filmes deixam, chegando a eterna conclusão de que os livros são sempre melhores.

Na nossa opinião as melhores adaptações foram:

1º Game of Thrones (2011 – atualmente)
Na minha opinião o seriado é estupendo, consegue ser fiel e tão bom quanto ao livro, essa é uma das minhas metas de 2019, comprar a série completa e começar a lê-la!



2º Orgulho e Preconceito (1995)
Já li esse livro umas 3x e não me canso, há uma ingenuidade, um amor cálido entre o enigmático Mr. Darcy e a espevitada Elizabeth Bennet, um romance que vai perpetuar gerações. E todas as adaptações me emocionam, mas o que eu mais gosto é com a atuação de Colin Firth e Jennifer Ehle.  



3º Harry Potter (2001 – 2011)
O que dizer sobre essa série que foi o ponta pé para eu cair de amores no mundo dos livros, li durante a minha adolescência na escola, fiquei tão apaixonada pela história que acabei ganhando 2 livros da bibliotecária naquela época. O filme é magistral, é sensacional ver a evolução dos atores que começaram tão pequenino até o último filme em 2011.



4º E se fosse verdade (2005)
É um filme com uma pegada diferente, li o livro na época em que fazia faculdade e pouco tempo depois ele foi lançado nos cinemas, mas confesso que só vi o filme anos depois e até hoje me emociono como tudo em nossa vida pode estar interligado. Assistam e se emocionem! Ah, vale a pena conferir a trilha sonora que conta The Cure.



5º O noivo da minha melhor amiga (2011)
Eu sou apaixonada por esse livro, por essa autora e por essa adaptação, confesso que ficou um pouco diferente do livro, mas mesmo assim o sentimento é o mesmo, eu adoro! Já perdi as contas de quantas vezes eu já vi esse filme, o livro infelizmente eu não tenho mais, mas todos dessa autora me arrepiam e me trás uma ressaca moral que eu não sei explicar.



6º 1408 (2007)
Essa adaptação para mim é uma das melhores do mestre Stephen King. Sendo curta no que se trata esse filme é o seguinte: Mike é um famoso escritor de livros (John Cusack) sobre lugares mal-assombrados. Ele resolve explorar o quarto 1408 do hotel Dolphin onde ninguém coloca os pés há muito tempo. Sem dar atenção as advertências do gerente do hotel (Samuel L. Jackson),ele descobre o verdadeiro significado do terror quando passa uma noite neste quarto mal-assombrado.
Eu me lembro de quando vi esse filme, demorei um pouquinho para voltar a escutar qualquer musica da banda The Camberries ! Assistam e nos conte depois!



7º A Cabana (2017)
Mais um livro que quando li para um trabalho da matéria de psicologia na faculdade não tinha me afetado tanto quanto li depois de quase 15 anos de formada, esse livro é aquele tipo que ou você ama ou você odeia, não tem meio tempo, ou você crê ou não. O filme com menos de 5 minutos de duração eu já soluçava copiosamente e foi assim pelos próximos 80 minutos. O livro eu não o tenho mais, acabei dando para uma amiga que está morando na Austrália  e estava precisando desse livro. E hoje ele está lá do outro do oceano. E Ju ano que vem volta! Volta logo Ju! 




 E você, tá lendo?

Comentários

  1. De todos os que citou, só não assistiria no momento "A cabana" porque tive péssimas referências do livro. Agora os três primeiros são dignos de Oscar, adoro esses livros, principalmente "As crônicas de gelo e fogo".

    ResponderExcluir
  2. Admito que sou aquela pessoa chata que sempre fica resmungando que o livro é muito melhor. Um dos poucos que eu acho tanto o livro quanto o filme excepcionais é a trilogia dos Senhor dos Anéis. O livro é maravilhoso e os filmes idem. Quanto aos citados no post:
    *Eu amo muito todos os filmes do Harry Potter, mas os livros são muito melhores.
    *E se fosse verdade é um filme que eu amo, mas não sabia que tinha livro.
    *1408 o conto é incrível (como quase tudo do King, aliás), mas o filme nunca vi.
    Os demais citados no post nunca li nem assisti.
    Uma adaptação recente que, apesar de não ser tão fiel ao livro, eu amei e achei que ficou muito boa é It, a Coisa. O livro é um dos meus preferidos e o filme virou queridinho também, daqueles que eu assisto várias vezes e não enjoo. Ansiosa pela parte 2, inclusive.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu nunca li Harry Potter? Tenho amigues que também nunca leram, mas viram todos os filmes. Sei lá, depois que HP virou modinha senti que não ia ter a mesma magia que as pessoas dizem que tem. Mas, um dia eu ainda lerei! ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  4. Eu leio muito pouco(livros), mas sempre escuto esse papo sobre fidelidade contra a tal adaptação para a telinha e creio que seja realmente difícil, principalmente obras tão detalhadas, como no caso de Harry Potter. Um amigo que leu todos os livros sempre me contava um detalhe ou outro e um dos mais reclamados é o famoso velório do Dumbledore. Se pudesse escolher 2 para ler, Harry Potter e GoT certamente seriam minhas escolhas.

    Abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o filme E se Fosse Verdade (amo o Mark Ruffalo ❤), mas não li o livro. É difícil uma adaptação conseguir ser 100% fiel aos livros mas algumas conseguem cumprir esse papel muito bem. Tenho curiosidade de assistir A Cabana, mas sempre fico adiando porque sei que vou me emocionar bastante.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por livros e assim como você comecei a me interessar pelo mundo da literatura lendo Harry Potter. Fez parte da minha adolescência, li todos os livros e assisti todos os filmes.
    Da lista que você fez, além de Harry Potter também li “A cabana” e assisti 1408.
    Adorei a lista ��������

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro livros, você sabe... mas confesso que sempre me aborrece quando um dos meus livros favoritos vira filme porque, sejamos sinceros, gera conflito. O que eu sinto-penso é tão particular e ninguém alcança e, às vezes, o filme estraga tudo isso.
    Enfim, gostei da versão da BBC de orgulho e preconceito. Já assisti algumas vezes. Aliás, seria uma boa para um domingo de chuva, como o que tenho aqui. Mas preciso colocar em ordem as visitas do blogue. Estão atrasadas.
    Foco nos posts... amei a adaptação do conto de Edgar Allan Poe, Refúgio do Medo. Ficou sensacional.
    No mais, odiei muita coisa. rs
    bacio

    ResponderExcluir
  8. Como está linda a sua participação no B.E.D.A.! Parabéns!Eu adoro adaptações para o cinema, diferentemente de muitas pessoas! Sei que algumas vezes nos decepcionamos, natural, mas gosto dessa coisa de comparar, sabe? Eu gostei muito de "Para Todos os Garotos que Já Amei" e "Bird Box" também! Não assisti à "A Bela e a Fera", mas dizem que foi uma das melhores dos últimos tempos, segundo críticas, pois tentavam reproduzir fielmente ao desenho original da Disney. Minha filha assistiu e se apaixonou!
    Espero ter condições de participar do próximo B.E.D.A.!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  9. Aaah, não, eu preciso discordar sobre Harry Potter. Os dois primeiros livros são perfeitos, idênticos aos livros. O terceiro é uma boa adaptação, meu favorito, mesmo faltando muita coisa. Mas os seguintes... aaaaa! Em especial Cálice de Fogo, Ordem da Fênix e Enigma do Príncipe... eu gosto dos filmes, mas acho eles péssimas adaptações!
    Da sua lista também assisti E se fosse verdade, mas não li o livro, então não posso comparar. Mas adoro o filme *-*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas