B.E.D.A. # 5 - Livros Marcantes

Sabe quando você inicia um novo livro, e geralmente é aquele livro que você não tem pretensão alguma, mas de alguma forma esse livro, é aquele que você é sequestrada pela história e não consegue largar o livro, algumas vezes por ser tão bom que se torna um vício, e viramos a noite lendo até a última página, mas com aquele medo que vai acabar a história e você não terá continuação.
Alguns livros foram assim para mim, eu vou colocar os livros que mais me marcaram por N motivos.



Proibido, li esse livro quando fazia parte de um grupo de leitura, e nunca algo tão errado, pareceu ser tão certo, e o final foi arrebatador, a autora conseguiu pegar na ferida, porque no final do livro, não é apenas aquele ser denominado de mãe que é culpada pelo o que aconteceu, eu, você e todo mundo se sente culpado, afinal de contas vivemos em uma sociedade cheia de mimimi e com pouco conteúdo, são raras as pessoas que se colocam na posição do outro. Leiam, é um livro que te dá um tapa na cara.









O caçador de pipas, li esse livro a muito tempo atrás e depois foi lançado o filme (que até hoje eu não vi, e não pretendo ver), e ver a devoção daquele menino indiano para seu ‘patrãozinho’ me faz pensar muito no momento atual em que vivemos, não pela benevolência do menino, mas pela omissão que tantas pessoas cometem diariamente. Aquele menino, Hassam se eu não me engano, passou pelo diabo e ainda repetia para seu patrãozinho, por você faria isso, mil vezes.





O Ódio que você semeia, esse é aquele livro, traz toda verdade em uma única frase, é um soco no estomago de todo ser humano. O considero como uma leitura obrigatória para todos. Podemos não nos considerar como racistas, mas quantas vezes você fechou o vidro no farol, porque tinha uma pessoa vendendo bala, está vendo? O racismo também está nas ‘pequenas coisas”.





Um amor em Lancaster, eu não sei dizer a conexão que eu sinto com esse livro, é como se esse livro tivesse sido a minha história no passado, estranho dizer isso, mas é como se fosse uma releitura de uma coisa que eu já vivi e eu sou simplesmente apaixonada por essa história, um amor que ultrapassa a barreira do tempo, entre o que é real e o que é imaginário.





Jane Eyre - Charlotte Brontë, esse livro também foi lido em um grupo de leitura que no qual eu participava, e assim o que eu mais gostei foi do final, pois não temos aquele final amorzinho que todos os livros com as grandes escritoras inglesas terminam, temos uma ‘tragédia’ um dos personagens principais acaba ficando cedo ALERTA DE SPOILER Edward Rochester e como o amor fala mais alto nessa hora, a nossa Heroína Jane Eyre fica para cuidar dele, mesmo depois de tudo o que ela passou.



Esse post faz parte do projeto BEDA (blog everyday april) pelo grupo do Facebook Interative-se!


E você, tá lendo?

Comentários

  1. Olá!!

    Gostei muito da sua lista de marcantes, desses só não li Um amor em Lancaster e já anotei aqui.
    Proibido foi um dos livros que mais me emocionaram, sei que quando terminei, chorei muito.
    E Jane Eyre é um dos meus favoritos!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe!
      Chorei muito com o livro Proibido, e Um amor em Lancaster é uma leitura que flui, um romance gostosinho, com personagens cativantes...
      Abraços

      Excluir
  2. O Caçador de Pipas também foi marcante pra mim, lembro de ter ficado muito impressionada com a leitura e todos os acontecimentos tristes que se sucederam. Não vi o filme e também não pretendo ver, não tenho estrutura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não vi o filme e nem li mais nenhum livro do autor, também não tenho estrutura.
      Abraços

      Excluir
  3. Da duas lista, eu li apenas "o caçador de pipas", mas não entra na minha lista TOP FIVE... Eu colocaria Orgulho e Preconceito, Os irmãos karamazov, Diários de Sylvia, Diário Intimo e os olhos amarelos do crocodilo. rs


    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desses só li Orgulho e Preconceito e sou totalmente apaixonada, alias, um dos poucos que já reli!
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas