Resenha - Quem sou eu, afinal ?
Livro: Quem Sou Eu, Afinal?
Autor: Ricardo Valverde
Editora: Novo Século
Nota: ★★★★
Sinopse: Após doar seu sêmen pela última vez, Daniel
Lebzinski, um senhor envolto em tristeza e amargura, tenta retornar a sua casa,
mas é surpreendido pelo esquecimento. O que parecia ser apenas um fato isolado
transforma-se em uma série de eventos repetitivos. Com o auxílio de Judith
Stelar, enfermeira e amiga de longa data, o doador é diagnosticado com o Mal de
Alzheimer e passa a lutar contra essa terrível doença. Benjamim, um jovem doce
e sonhador, está prestes a descobrir o amor pela primeira vez com Laila, sua
namorada, quando se depara com um antigo exame, que irá mudar a trajetória de
toda a sua vida. Ao descobrir que seu pai é estéril, o jovem parte em busca de
sua verdadeira origem. Elad Raviv, um marido distante e ausente, se vê frente a
frente com os mais profundos abismos de seu coração e parte em uma árdua
jornada à procura de uma razão para viver. O que essas três histórias
podem ter em comum? Quem são eles, afinal? Por qual razão a vida os colocou no
mesmo caminho?
Conhecemos o escritor Ricardo
Valverde no lançamento de seu livro com a parceria de Marcelo Siqueira no qual comentamos aqui. E foi uma grata surpresa, quando eu fui pedir seu autografo, ele me deu um marcador de seu romance Quem Sou Eu, Afinal, e no rápido bate-papo que tivemos fiquei muito interessada no livro, e não tive dúvidas, quando eu comecei a lê-lo, que grata surpresa, um enredo fascinante, uma história que te faz querer entrar nela, e os personagens com características impar.
Não tem como ler essa história e não se emocionar, ele consegue retratar muito bem a doença de Alzheimer de forma impactante. A riqueza de detalhes dessa história é de impressionar, temos citações de lugares e pessoas magníficos como judeus, romanos, palestinos, Jerusalém, o Muro das Lamentações, ruas de Tel Aviv. O livro se passa em duas situações no passado e no presente, mas que no final as histórias se encontram e fecham com chave de ouro.
O livro Quem sou eu, afinal? é sobre como a vida da voltas, e as surpresas que o destino nos prega, mas muito alem disso, temos o autor conseguiu extrair sentimentos únicos, como amor, o que é verdade ou o que é mentira, confiança e compaixão e amizade.
E você, tá lendo ?
A resenha está linda. Muito obrigado pelo carinho e apoio. Fico muito feliz que tenha gostado da história. Tenho um sentimento especial por esse livro, minha avó lutou (Uma luta que não há como vencer) contra a doença de Alzheimer por mais de quinze anos. Obrigado e parabéns pelo blog! Beijos a todos!
ResponderExcluirEu confesso que quando você, mencionou sobre a doença fui bem relutante, porque eu tbm presenciei a minha avó que foi praticamente minha mae lutando e sofrendo com essa doença horrível, e muito triste você amar uma pessoa e ter lembranças maravilhosas e com o passar do tempo você se tornar uma completa estranha. Mas você conseguiu retratar com tanta sensibilidade esse sofrimento e toda a história em si que e impossível nao amar a historia e ter um sentimento de compaixão com o protagonista da história. Obrigada por nos dar esse presente que e esse livro. Sucesso sempre ! Bjs Greice
ResponderExcluir