Resenha Como procurar um cachorro perdido por Rosa Howard





Nome: Como procurar um cachorro perdido por Rosa Howard

Autor: Ann M. Martin

Editora: Plataforma 21

Páginas: 227



Esse foi um dos livros que comprei na Bienal do livro esse ano, e lógico não estava na minha infinita lista!!!

O título chamou atenção e quando li a sinopse não pude deixa-lo!!!! E depois que terminei a história não tinha como não amar, impossível esquecer...A voz da Rosa (sim os personagens tem voz, pelo menos para mim) não sai da minha cabeça...

Quem narra a história é a Rosa uma menina de doze anos!!! Vamos conhecer seu dia a dia, seu pai, tio, seus amigos e professores...

Vamos embarcar nessa aventura chamada Vida de uma adolescente corajosa, amiga, dona de um cachorro ou melhor de uma cachorra, a Poça, e que adora conversar sobre regras...Ah, esqueci de mencionar Rosa tem autismo de alto funcionamento... E a história é narrada sobre o seu ponte de vista...

Infelizmente somos cruéis, preconceituosos não nos permitimos ser diferentes... E a Rosa é uma menina muito diferente, ela é extremamente sincera, fala a verdade "na lata" e as pessoas não gostam disso, gostam de ser bajuladas, e realmente isso não é fácil para a Rosa, ela não entende e na verdade eu também não, porque tanto "mimimi"...

Ela é criada pelo pai, mas, ele também não a compreende...Não é uma má pessoa, talvez por seu estilo de vida, talvez pelo seu passado não sabe que tem um filha especial, não consegue se aproximar...



Seu tio, é seu confidente, é ele em quem pode confiar... Ser ela mesma... O tio é aquela pessoa sensível, que vai doar seu tempo, que vai ouvi-la.

Em um determinado momento da história, Rosa vai ganhar uma cachorra do seu pai... Um presente para tentar uma aproximação, uma demonstração de carinho...Será amor a primeira vista... Poça, esse é o nome que Rosa escolhe, será sua grande companheira, principalmente a noite,quando seu pai sai para ir ao bar do Irlandês beber com os amigos...

Rosa gosta da rotina (eu também) mas, quando algo fora da rotina acontece, ela sente muito medo, fica perdida, aflita e começa a recitar números primos de forma crescente, isso também acontece quando alguém desobedece alguma regra...


Na escola tem uma auxiliar só para ela, que a ajuda em muitos momentos.

"...Quando dou algum fora no meio da aula de matemática, a senhora Leibler põe a mão no meu braço. E, quando bato na minha cabeça e começo a chorar, ela diz:
- Rosa, você precisa ir ao corredor um minutinho?" Página 11

Um belo dia, minto, não era um belo dia!!!! Durante uma tempestade, o pai da Rosa resolve deixar a Poça ir fazer xixi no quintal, mas, não espera ela voltar... Conclusão: ela não volta...

E agora???

Rosa vai traçar um plano para encontrar sua úncia amiga!!!




E você pode separar uma caixinha de lenço,porque, bem talvez seja necessário!!!

E você, tá lendo?



Comentários

  1. Ah, todas as histórias que têm animais me emcionam, só pelo título já dá vontade de chorar! Imagino que seja um livro repleto de sensibilidade, a amizade de uma menina especial e sua cachorrinha com certeza vai cativar muitos corações 💕

    ResponderExcluir
  2. È um livro infanto juvenil mas que todos deveriam ler... Uma lição de vida!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Achei o título desse livro tão legal, daquele tipo que me chama a atenção e me faz ler sem nem conhecer tanto a história. Eu adorei a premissa. A forma como a história parece se passar é do tipo que eu gosto, com reflexões e personagens diferente e ao mesmo tempo bem reais <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas