Resenha - Confissões

Livro: Confissões
Autora: Kanae Minato
Editora: Vestígio
Páginas: 216 páginas
Nota: ★★★★★

Sinopse: O mundo da professora Yuko Moriguchi girava em torno da pequena Manami, uma garotinha de 4 anos apaixonada por coelhinhos. Agora, após um terrível acontecimento que tirou a vida de sua filha, Moriguchi decide pedir demissão. Antes, porém, ela tem uma última lição para seus pupilos. A professora revela que sua filha não foi vítima de um acidente, como se pensava: dois alunos são os culpados. Sua aula derradeira irá desencadear uma trama diabólica de vingança. Narrado em vozes alternadas e com reviravoltas inesperadas, Confissões explora os limites da punição, misturando suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal, culminando num confronto angustiante entre professora e aluno que irá colocar os ocupantes de uma escola inteira em perigo.

São poucos livros que conseguem tirar o meu sossego, e esse foi um deles, saí totalmente fora da minha zona de conforto, e confesso, eu adorei, havia conversado a pouco com a Ale e disse que agora eu estou na fase de livros com uma pegada de terror psicológico. E que livro!



Primeiramente, preciso dizer que foi o meu primeiro contato com um(a) autor(a) japonês(a), então o que eles intitulam como thriller pode não ser com o que estamos acostumados com os livros americanos, mas se fosse definir em um gênero esse livro, eu diria que ele é uma mescla de surpreendente com mistério e um lado sombrio.



No livro conhecemos mais sobre como é a educação no Japão, eu tenho muitas amigas que são da área da educação e vejo o quanto é diferente o sistema de ensino tanto de lá quanto daqui, no Japão se um menor comete um crime seja qual gravidade for, ele não é punido {não que aqui no BR seja muito diferente também, mas gostamos de acreditar que é}.

“Penso que nós, gente vulgar, talvez tenhamos esquecido a verdade básica: que não temos o direito de julgar os outros.”

E então seguimos com a história até que a descrição minuciosa do crime é feita, e nesta parte meu amigo, o sentimento de impotência e revolta é tão forte que pensamos se não teríamos tomado a mesma decisão que a mãe/professora Yuko.

"Se me perguntassem quem era mais importante, meus alunos ou minha filha, eu teria respondido sem pestanejar que minha filha era muito mais importante. O que, obviamente, era natural."

Vale ressaltar que cada capítulo dessa história única, é narrado por um personagem diferente, hora a mãe Yuko, hora a menina, hora dos assassinos, é bem interessante porque temos um panorama geral e diversas versões de um crime só. E cada versão um sentimento diferente.

“Mas o verdadeiro pesadelo ainda não tinha acontecido. A temporada de caça as bruxas estavam prestes a começar"

Vale ressaltar, que houve uma tentativa de se fazer um filme tendo como base o livro, eu irei procurar, porque esse foi um dos livros mais icônicos que eu li esse ano. Leiam! Leiam! E leiam!!!
Chega a ser difícil resenhar um livro tão único, leiam e tirem suas conclusões. Afinal será que a vingança é mesmo um prato que se come frio?

"Não estou sendo nobre ao manter a identidade de A e B em segredo. Não contei para a polícia porque não acredito que a lei os possa punir. A queria matar Manami, mas no fim não provocou a morte dela; B não tinha desejo nenhum de matar, mas à levou a morte."

E você, tá lendo?




Comentários

Postagens mais visitadas