Resenha Angústia

Livro: Angústia

Autor: Gracilliano Ramos

Editora: Record

Página: 384

 




Uma das minhas leituras de julho e o titulo faz jus ao livro, foi sim uma leitura angustiante e ao mais tempo maravilhosa.

Gracilliano Ramos dispensa apresentações! Seu livro foi publicado em 1936, enquanto ele estava preso... Por que foi preso??? Não vamos nos fazer de inocentes e nem estender a conversa, sabemos porque foi preso, ele e outros escritores que falavam abertamente de suas convicções politicas, mais uma vez volto a falar, a censura sempre existiu e não vejo como deixará de existir...

A história é narrado por Luís da Silva, só ele fala, só ele expõe os fatos, ou seja, em nenhum momento temos o 'outro" se defendendo então já comecem o livro desconfiando... Pelo menos eu comecei e continuo, como queria ouvir a versão dos demais envolvidos...

Luís da Silva alterna a história entre presente e passado constantemente, o que as vezes fez com que eu precisasse reler algumas partes, pois, fiquei navegando em suas memórias, e duvidando algumas vezes das suas teorias e afirmações...

Um jornalista que não gosta do que faz, um homem totalmente insatisfeito consigo mesmo, é assim que defino Luís da Silva, desde sua infância foi sempre sozinho, sempre saudoso, esquecendo muitas vezes de viver o presente...

Teremos uma reviravolta, um acontecimento na vida do pobre sujeito...Eis que surge novos vizinhos...E Luís ficara interessadíssimo na filha do casal, Marina...

Pobre criatura, trás sonhos de riqueza, gananciosa irá se envolver com Luís, mas, não é nele que realmente esta interessada... Afinal, o que um funcionário publico, que vive de aluguel, contando moedas pode lhe oferecer???

A paixão nesse caso não será forte o suficiente e Luís da Silva ficará inconformado, angustiado, ainda mais quando percebe que Marina começa a olhar para "seu amigo", bem, na verdade o Luís não tem amigos, mas, esse interesse por Julião Tavares irá fazer com que os dias de Luís piorem se isso é possível...

Esse livro está na lista da FUVEST e meu conselho é que não leiam apenas o resumo, mas, a obra toda, pois é, magnifica e é possível detectar as criticas nas entrelinhas... 

Foto do Pinterest

E você Tá Lendo?

Comentários

  1. Preciso reparar essa falha em minhas leituras. Nunca li nenhum livro dele. Vai para a lista de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas imagino que deve ser bem pesado de se ler, né?
    Sim, a censura sempre existiu e hoje em dia, mesmo não sendo como antigamente, ele ainda está presente e também acho que longe de acabar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente que esse livro faz jus ao nome, é de fato uma leitura angustiante. Por ter lido já há vários anos não me lembro de muitos detalhes da história, mas me lembro da sensação de sufocamento e aflição que leitura provocava.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas