Resenha - A Ciranda das Muheres Sábias

 Livro: A Ciranda das Mulheres Sábias
Autor: Clarissa Pikola Estés
Editora:Rocco
Páginas: 124








Fico tão feliz quando compro livros que estão na minha lista!!! Esse livro foi adquirido esse ano e foi uma das minhas leituras de maio.
"Ser jovem enquanto velha. Ser velha enquanto jovem"
Logo na capa já paramos para pensar: Como ser jovem e velha ao mesmo tempo e vice-versa???
Sabia que seria uma leitura diferente. Uma leitura que iria me fazer repensar na caminha como por exemplo, quais exemplo tenho  dado...E você, tem seguido quais exemplos, e os seus exemplos, podem ser seguidos:
Clarissa Ponkola deixa claro que todas as experiências são válidas, independente da idade... E vai nos revelar o quanto é valioso o conselho de uma anciã, mas, também nos ensina a valorizar a experiência da novata...
Nos leva a refletir sobre os contos de fada, para quem as princesas pedem conselhos? Para o jovem príncipe??? Claro que não, mas, é a "velha" que vai emprestar ou melhor doar a sua sabedoria.
"Os príncipes são bons. Os príncipes podem ser excelentes. Mas, com frequência, nos mitos, é a velha que tem algo de realmente bom a dar." Página 18

 Durante a leitura vamos dando mais valor, aquela mulher que já não atrai mais pela juventude, e muitas vezes esta esquecida em um asilo, ou, talvez até mesmo dentro da nossa própria casa... Trouxe a lembrança da minha vó, sempre tinha um remédio caseiro, um chá, sempre pronta a nos oferecer um café com bolinho, quantas tardes passei ouvindo suas histórias...
Hoje percebo que esses momentos estão cada vez mais raros...

Talvez porque tudo tem acontecido rápido demais, e com isso estamos negligenciando o nosso papel... As filhas tem tornado-se mães mais cedo, e as mães tornando-se vós ainda mais cedo, os papeis ainda estavam começando a se desenvolver, mas, já é necessário pular a etapa...E assim ficamos perdidas, não sabemos se somos filhas, mães ou avós...


Uma leitura rápida mais que causa grande reflexão!
.
.
.
👉Fotos do Pinterest
.
.
.

E você, Tá Lendo?





Comentários

  1. Oi, meninas! Não conhecia esse livro da editora Rocco. Parece uma leitura tão reflexiva, e ao mesmo tempo tão leve e rápida, não é? Gosto bastante dessa abordagem voltada ao feminismo na literatura. Com certeza é uma dica que irei anotar! Até mesmo pelo fato de que gosto muito das publicações da Rocco! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acho que todos nós precisamos repensar essa bobagem de idade. Recentemente se falou da Madonna como se ela não pudesse mais ser cantora por estar velha. Acabou, vai ser avó e cuidar dos netos. Eu ri de algumas críticas e me diverti com argumentos do tipo "uma vovó enxuta". Que eu saiba, ela nem é avó...
    Em pleno século XXI e ainda tratamos as mulheres mais velhas como "fim de carreira". Mas os homens, poxa, são como vinho. O Bon Jovi é cinquentão e está nos palcos. Ninguém pede para que ele desça de lá. Quando Betty Faria foi a praia de biquini, foi aquele aue.
    As pessoas mais velhas tem todo o direito de viver intensamente, se quiserem ou de desacelerarem se o quiserem. isso é de cada um e a gente tem por obrigação respeitar e não criticar. Aprendi muito com minha nonna, mulher incrível, senhora de si. Um exemplo de mulher. Minha mamys também. Mulheres anciãs são incríveis quando envelhecem com consciência, sem se preocupar com os tais valores sociais que gostam de dizer como, quando, onde... aff

    Fujo.
    bacio

    ResponderExcluir
  3. Que assunto bom! As pessoas vão envelhecendo e sendo esquecidas mesmo, mas quanta sabedoria pode haver nesse ser, não é! Deve ser muito bom esse livro.

    https://sobreavidasm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que livro interessante! Gostei muito da temática e acho válido refletir sobre como tratamos as pessoas mais velhas na nossa sociedade, especialmente as mulheres, para as quais parece que envelhecer é um pecado. Dá pra refletir até sobre como nós mesmas lidamos com essa coisa de envelhecer. Da mesma autora eu já tenho da minha lista Mulheres que correm com lobos, e esse acabou de ser incluído.

    ResponderExcluir
  5. Que premissa marcante, acho super válida a discussão que se abre na literatura voltada para o papel das mulheres na sociedade, no caso as mulheres maduras. A experiência é sempre um bem valioso, temos muito a aprender com nossas avós, mulheres sábias em suas ricas experiências de vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas