Resenha - A Playlist da minha vida

Livro: A Playlist da minha vida
Autora: Leila Sales
Editora: Globo Alt
Páginas: 312 páginas
Nota: ★★★★

Sinopse: Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop e rock, único território em que Elise se sente confortável e confiante.

Eu lembro que quando eu baixei esse livro no meu kindle, ele estava free .. então deixei na minha eterna lista de leituras que um dia eu vou ler (eu tenho fé.), irritada com a situação que a minha biblioteca no kindle só aumenta, eu decidi intercalar a cada 1 leitura de livro físico, eu vou ler 2 ebooks. E esse foi o primeiro da lista, e eu estou me perguntando, por que eu não li antes.

Nesta história conhecemos a Elise, uma mocinha de 15 anos, que vive 3 vidas em uma só, uma em casa, onde sua mãe casou-se de novo e com isso ela ‘ganhou’ mais dois filhos, outra no meio estudantil onde fez o possível para ser aceita, comprou novas roupas, sentou-se no meio do ônibus escolar até tentou mudar um pouco seu estilo musical, mas nada aconteceu e a última Elisa, uma badalada DJ, onde todos a adoram.

Mas antes de Elise passar a ser a badalada DJ ela precisa superar muita coisa, o abandono do pai que é músico, a mãe que não liga para o que acontece com a filha, o bullying sofrido na escola por sempre ter uma personalidade diferente, o abuso que a vida nos pega. Diria que esse livro eu daria para todos os adolescentes lerem, pois não importa o quanto façamos para nos ajustar no meio em que convivemos, certas coisas nunca irão mudar, não mude seu jeito de ser para ser aceito (a) no convívio social. Seja autentico.

“As pessoas são aquilo que são. Não importa o quanto você tente, é impossível transformá-lo naquilo que você quer que elas sejam...”

Gostei da narrativa, no primeiro contato, parece que estamos lendo um conto de adolescente, mas com o decorrer da história, vimos no quanto um livro para o pessoal juvenil ainda é tão atual para nós adultos. Um livro incrível, muito ardiloso para abordar certos temas, mesmo que de forma leve e nos mostra o valo de uma amizade verdadeira.  

Preciso ressaltar, que o livro conta com uma trilha sonora maravilhosa para os apaixonados pelo bom e velho rock’n’roll (eu!), tem The Smiths, The Cure, entre outros ...



Leiam e se apaixonem.


E você, tá lendo? 

Comentários

  1. Nossa! Incrível! Li um livro sobre jovens e música: Nick e Norah. Muito legal também, conhece? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Tem "The Cure" na playlist? Já amo! Adorei a resenha" Espero um dia ler esse livro, ainda quando se refere à música que é a minha paixão ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. Cara, The Cure !!! Sou muuuito musical, e praticamente tenho uma música para cada sentimento ( e cada sentimento possui subdivisões, o que é loucura!) e isso brotou durante algumas fugas na adolescência, tanta energia, tanta certeza e tão pouca sabedoria rs. Mas gostei muito da resenha e amei a iniciativa, precisamos conhecer esse tipo de conto nesta complexa e adorável fase da vida :)

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas!
    Este livro também está na minha lista e pretendo ler em 2020!
    Fiquei ainda mais curiosa depois desta resenha!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. A neta do Marco estava a ler esse livro e gostou. Não sou muito fã do gênero juvenil, mas achei bem legal saber que a autora utilizou trechos de algumas músicas clássicas de rock de diferentes décadas como títulos dos capítulos. Achei isso bem legal.

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Esse livro já me ganhou pelo título *-* Adoro histórias que envolvam música, e se for da temática YA então...
    E que bom que a história é ainda mais do que ela parece num primeiro momento, né?! Vou procurar mais sobre ele pra tentar ler algum dia. Valeu pela dica!

    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Não é o tipo de leitura que costumo fazer com frequência, mas admito que vem ou outra me bate uma vontade de ler uma história mais simples, voltada para o público juvenil. Leio uns dois ou três desse por ano, para distrair mesmo, e gostei desse especialmente pelo plus da trilha sonora (amo o bom e velho rock!)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas