Resenha - 1+1 A Matemática do Amor

Livro: 1+1 A Matemática do Amor
Autor: Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga
Editora: Faro Editorial
Páginas: 254






Essa leitura faz parte da nossa TBR de Agosto, falamos dela aqui e também faz parte do nosso desafio anual,  falamos lá no começo do ano e consiste em ler pelo menos um livro nacional por mês...
E temos dose dupla...O livro foi escrito pelo Vinicius, carioca e pelo Augusto,  confesso que ainda não conhecia, e é mineiro... Um carioca e um mineiro juntos, será que dá certo...


Gente!!! Deu muito certo!!! Que livro lindo, sabe aquele livro que aquece o coração, então, esse é o livro...E a Faro Editorial caprichou, o livro está lindo em todos os sentidos...

Vamos conhecer dois adolescentes de dezesseis anos. Lucas e Bernardo, amigos desde sempre...Suas mães eram vizinhas e engravidaram na mesma época...Se tornaram melhores amigos, amigos inseparáveis...
Os capítulos se alternam entre Lucas e Bernardo.
Lucas é o mais sensível e adora poesia, já Bernardo é mais pratico, adora matemática. E assim um completa o outro, um ajuda o outro...
Finalmente as férias chegaram!!!!

 Lucas esta ansioso para poder não fazer nada (super me identifico), mas Bernardo chega com uma noticia péssima...Em trinta dias ele irá se mudar para Portugal...

Hora de segurar a tristeza e fazer dessas férias algo inesquecível...


Essa é a intenção, mas durante esse trinta dias, eles estarão cada vez mais próximo, e essa fase já é complicada por si só, quem nunca foi ADOLESCENTE, atire a primeira pedra...
Cabeça a mil, coração partido, razão querendo mandar...O que é certo ou errado...Será apenas uma amizade?
Quanto mais se aproxima o fim das férias, mais dúvidas vão surgindo...O medo de ser julgado...
"A vida é insana, e muda, simplesmente, num piscar de olhos. A todo momento, nossas atitudes vão moldando nossos destinos e nos fazendo seguir por determinados caminhos. A vida é assim!" Página 114.
Os autores foram de uma sensibilidade ímpar ao escrever essa história.. 

O Lucas e o Bernardo moram em uma cidade de interior... Todo mundo conhece todo mundo e todo mundo julga todo mundo. Sentimos a angustia dos personagens, querendo desabafar, querendo se entender, mas, com medo absurdo de serem julgados...
"Qualquer passo em falso que se dê é o suficiente para ser alvo de olhares tortos, risinhos e comentários nas ruas, e isso sempre me assustou muito." Página 125
Durante boa parte da leitura, fica aquela duvida no ar: "Será que eles vão conseguir?"
Também fiquei pensando o quanto do Bernardo e do Lucas existem no Augusto e no Vinícius...
 Medo desse mundo real retratado em forma de ficção...

Fotos tiradas do Pinterest!
Fotos tiradas por mim!!!

E você Tá Lendo?

Comentários

  1. Eu estou há algum tempo com vontade de ler essa obra, pois sua sinopse e as resenhas que andei lendo, me conquistaram. Essa dica está anotada para eu ler em breve, pois estou muito curioso.

    ResponderExcluir
  2. Há muito tempo eu não leio esses livros voltados mais para adolescentes, com histórias dessa época, porque geralmente não me chamam atenção. Mas esse parece ter uma história interessante, o enredo me chamou bastante a atenção. Anotado aqui.

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo, a sinopse me fez lembrar minhas amizades de infância e adolescência, que são tão marcantes e continuam vivas na lembrança, passe o tempi que passar.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sinopse, conheci minha amada mais ou menos com 16 anos, lembranças ótimas :)

    ResponderExcluir
  5. Gente, onde você descobre esses livros e autores? Porque toda vez que chega aqui, eu encontro nomes e títulos que não imaginava existir.
    A história parece interessante e necessária para esse tempo contemporâneo, afinal, saber o que se sente, parece ser cada vez mais complicado para essa geração.
    bacio

    ResponderExcluir
  6. Nossa, o livro parece muito bonito. Queria ver mais fotos. Esse título me lembra muito uma música da Beyoncé que tem o clipe bem bonito.

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  7. Que livro lindo, fiquei super curioso para ler!

    ResponderExcluir
  8. Eu conheço o trabalho do Vinícius só de nome.
    Vi que ele estará na Bienal do Rio esse ano, mas ainda não li nenhum livro dele. Talvez seja a oportunidade de adquirir um e conhecer finalmente a escrita do autor. Nunca vi nenhuma resenha que falasse mal das obras dele, inclusive adorei a sua! Amo livros que falam sobre amizade, apesar de achar que a separação deve ser muito triste.

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas