Resenha As Garotas Madalenas

Livro: As Garotas Madalenas
Autor:V.S.Alexander
Editora: Gutenberg
Páginas:283








Oi gente tudo bem com vocês? Hoje trago mais um livro da nossa TBR de Agosto, e essa leitura faz parte do Clube do Livro da Autêntica, que acontece todo mês aqui em SP.
Já falei aqui mas vou voltar a falar, ainda bem que existem os clubes de livro e ainda bem que faço parte de um, na verdade de três, pois, por espontânea vontade nunca teria lido o livro e gente que livro!!!
Nunca tinha ouvido falar das Madalenas e fiquei surpresa ao conhecer as história, aqui contada de uma maneira fictícia, porém, as lavanderias de Madalena ou asilo das Madalenas, existiram, e só de pensar nisso bate uma angústia, um desespero.
"Talvez esse capitulo da história da igreja não tenha sido explorado como um assunto tão extraordinário quanto os escândalos de abusos sexuais de padres por causa da natureza de "crimes" das Madalenas. As meninas e as mulheres so esse regime de servidão eram, em sua maioria, categorizadas como "mulheres perdidas". Será que nossos preconceitos culturais foram usadas para punir essas mulheres?" Página 281.
Acredita-se que mais de  10.000 jovens tidas como fardo pela família, escola ou Estado trabalhavam nas chamadas Lavanderias Madalena.  O nome do asilo refere-se  a Maria Madalena que para a igreja católica, se arrependeu dos seus pecados e foi fiel e seguidora de Jesus Cristo.

No livro vamos conhecer a história de Teagan Tiernan mandada pelo pai, por ser uma pecadora. Lá ela conhece Lea, se não me engano está lá desde os 14 anos e Nora que tem como Teagan 16 anos, também enviada pelo pai para "pagar" pelos seus "pecados"...

Foto real retirada do Google
 A história se passa em Dublin.  As meninas são simplesmente jogadas no convento, onde as irmãs, iram através de serviços forçados fazem com que se arrependam e tenham a chance de adentrar o paraíso...

Essas lavanderias existiram até 1993, (dá para acreditar?) na Europa, e o serviço era lavar, engomar, passar....Quem fazia tudo isso? Adolescentes ou mulheres consideradas "perdidas", "pecadoras", motivo de vergonha para a sociedade. A Igreja Católica era quem cuidava desse serviço, ou melhor as madres, que supervisionava todo o serviço, e caso algo desse errado, eram castigadas, não só com punições físicas, como também havia a pressão psicológica. Não comiam direito, era servido uma "ração", elas não dormiam direito, não tinham nenhum conforto e também não podiam conversar, caso conversassem ou não lavassem, passassem direito seriam castigadas e poderiam parar na solitária...Tudo isso era feito com "amor", pelas madres, para que elas pagassem pelo seus "pecados", e lógico todo o dinheiro (acredito que rendia muito bem), ficava com o convento...


Por aí vemos como a Igreja detém um poder absurdo em mãos... As vezes, o pecado de alguma menina era ser apenas bonita e isso levava o homem a pecar, mas quem recibia o castigo não era o homem e sim a menina bonita...Raiva me define com tamanho absurdo!

Voltando para nossa história Teagan, Nora e Lea iram se tornar grandes amigas, mesmo vivendo em meio a tanto ódio, castigos e injustiças. 
Juntas tentaram uma forma de sobreviver e quem sabe escapar do convento...

Ah! E se você também gosta de assistir um bom filme, em 2002, foi lançado o filme “The Magdalene Sisters” do cineasta Peter Mullan, que conta a rotina das mulheres dentro dos asilos de Madalena.



E você Tá Lendo?


Comentários

Postagens mais visitadas