Resenha - Amante da Princesa


Livro: O Amante da Princesa
Autora: Larissa Siriani
Editora: Verus Editora
Páginas: 244 páginas
Nota: ★★★★★

Sinopse: Maria Amélia de Bragança é princesa do Brasil, prometida a Maximiliano Habsburgo, arquiduque da Áustria. Mas não há nada que ela deseje menos do que esse casamento: como alguém pode querer que ela se case com um homem que nem conhece? O que Amélia não esperava é que seu noivo chegasse ao Palácio das Janelas Verdes, em Lisboa, acompanhado do amigo Klaus Brachmann, um homem charmoso e experiente que se sente compelido a seduzir a princesa apenas pelo prazer da conquista. Uma viagem inesperada que Maximiliano precisa fazer é a oportunidade perfeita para que Klaus ensine uma coisinha ou outra a Amélia entre quatro paredes. E, conforme o jogo avança, a possibilidade de casamento se torna cada vez mais remota para a princesa, que agora precisa proteger seu coração a todo custo.

Fazia um bom tempo que eu não lia um livro de romance época bom, tanto que eu tinha deixado para lá os romances de época, e confesso que até me desfeito de muitos, por sempre serem iguais ... a historia é a mesma, vejam: mocinho geralmente um Casanova se encanta com a mocinha recatada, os dois se odeiam, aí se rendem a atração, aí quando tá tudo bem, vem sempre alguma coisa para atrapalhar, ficam rodeando o problema, conseguem uma solução e conseguem ser felizes para sempre ... tô mentindo ... ? não ... rsrsrs ... (risada maléfica) ...

Esse é diferente ... tem um contexto todo diferenciado, primeiro que a Larissa usou como pano de fundo a história da princesa do Brasil Maria Amélia, uma jovem que foi prometida para arquiduque da Áustria Maximiliano Habsurgo ... bom no final eu vou fazer uma comparação do que foi real e o que não foi.

Na trama da Larissa, conhecemos Maria Amélia de Bragança uma menina que se vê na obrigação de agradar sua mãe a viúva Amélia de Leuchtenberg,e, e aceita se casar com o arquiduque da Áustria Maximiliano Habsurgo, um promissor pretendente, porem Maria Amélia queria se casar por amor e não por uma obrigação, no entanto seu futuro noivo estava a caminho de Portugal para passar uma temporada com Maria Amélia e sua mãe para que possam fazer as providencias para o casamento arranjo, então quando Maximiliano chega ele trás consigo seu melhor amigo alemão Klaus Brachmann, que logo de cara não se dá bem, e Maria Amélia não estava muito ansiosa para o casamento deixava que sua mãe cuidasse de todos os detalhes, apenas acenando com a cabeça em concordância em tudo o que ela falava.

Até que uns dias depois, Maximiliano recebe uma correspondência, onde precisa urgente ir para Paris pois sua ‘amante’ a condessa tem uma notícia devastadora, e como Maximiliano também não estava contente com o casamento, viu a oportunidade perfeita para ‘fugir’ e poder ficar com seu verdadeiro amor. E pede para que Klaus cuide sua prometida até o seu regresso, e Klaus já estava encantado pelo jeito de Amélia, pois ela não leva desaforo para casa, neste caso palácio. Com o passar dos dias, os dois vão se conhecendo e percebendo que tem muitas coisas em comum, o que Amélia não sabia é que Klaus também estava tão confuso quanto ela, e ele com a obrigação moral de cuidar da noiva do seu melhor amigo. Porém quem dita as regras quando duas pessoas se apaixonam? No entanto após os dois se renderem ao sentimento, uma carta inesperada para Klaus o faz ter que deixar o palácio de janelas verdes  imediatamente, sua irmã mais nova havia fugido para se casar com um pretendente ‘sem eira e nem beira’ para aquela época, e para não manchar a reputação de sua irmã, ele precisar agir contra o tempo e acha-la antes que o ‘pior’ aconteça. E como tinha que sair às pressas ele deixou um recado para a princesa através da dama de companhia da princesa, explicando o motivo de ter que sair às pressas e que logo regressava, pois ia lutar por seu amor. Porém esse bilhete nunca chegou nas mãos da princesa. E no outro dia quando amanheceu toda feliz, foi procurar por Klaus e soube que ele havia ‘fugido’ sem a promessa do retorno. E isso fez com que a princesa entrasse numa depressão sem fim, sem muito o que pensar, pegou seu cavalo e saiu correndo para ver se conseguia encontrar Klaus, o maior problema disso tudo é que era inverno e a princesa pegou o pior das piores tempestades e quando voltou para o palácio estava encharcada da chuva e com muito frio, isso fez com que a princesa adoecesse. E sua situação só piorava, até que o médico, pudesse de fato dar o diagnóstico, ela estava com tuberculose, uma doença que na época não havia como tratar. E quando seu noivo chega, ela conta o que aconteceu e ele escreve para Klaus volte o quanto antes, pois essa podia ser a última vez que ele a visse viva ... (ai que tristeeee).

Poucos dias depois Klaus a encontra acamada e abatida e com uma revelação a fazer, Maria Amélia esta grávida de Klaus, Maximiliano, faz o possível para que os dois fiquem juntos e esta muito feliz em saber que sua ex-noiva e seu melhor amigo estão apaixonados e vão formar uma família, e então ele confessa que ama a condessa francesa e que ela também está gravida e agora vai poder se casar com ela e construir a família.

A mãe de Maria Amélia, fica relutante, mas depois do ocorrido acaba cedendo, Maria Amélia da a luz a uma linda menina, e eles partem para morar o Porto pois o ar é mais puro e melhor para a condição da princesa ...

Se você lembra da história da princesa Maria Amélia de Bragança, percebe que ela morreu jovem aos 22 anos devido a tuberculose ...

O que é ficção e o que é verdade: Maria Amélia de fato estava prometida para o arquiduque Maximiliano, porem o casamento não se concretizou devido à morte prematura da princesa, por tuberculose, em 1853.  

Klaus é um personagem fictício e nunca existiu ... mas bem todo mundo merecia conhecer um Klaus ... só acho rs...

Super recomendo a leitura desse romance de época, tenho certeza que vocês vão se apaixonar.

 E você, tá lendo?

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas