Resenha - Um casamento Americano


Livro: Um Casamento Americano
Autora: Tayari Jones
Editora: Arqueiro
Páginas: 295 páginas
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse:  Os recém-casados Celestial e Roy são a personificação do sonho americano e do empoderamento negro. Mas um dia os dois são separados por circunstâncias imprevisíveis: Roy é condenado a doze anos de prisão por um crime que Celestial sabe que ele não cometeu. Mesmo impetuosa e independente, Celestial é dominada pelo desamparo e busca conforto nos braços de um amigo de infância.Quando a condenação de Roy é anulada repentinamente depois de cinco anos, ele sai da prisão pronto para retomar a vida com a esposa.Um casamento americano lança um olhar perspicaz ao coração e à mente de três pessoas unidas e separadas por forças além do seu controle, que precisam lidar com o passado enquanto seguem – com esperança e dor – em direção ao futuro.

O livro narra a história de um casal negro (Roy e Celestial) em ascensão que se apaixonam e começam a ter a sua vida a dois, podemos observar logo de cara que o casamento deles é uma montanha russa gigante, entre altos e baixos, é inegável o quanto reconhecemos muitas vezes, muitas questões discutidas entre eles. Porem o que eles não contavam é que Roy seria acusado de ter violentado uma mulher, e mesmo Celestial fazendo de um tudo para ajudá-lo ele acaba sendo preso, injustamente ...

 E agora com esse relacionamento a distância, sendo que Roy e Celestial só se viam nas visitas monitoradas, e um processo correndo,  a pergunta que fica é ... será que esse relacionamento vai durar ? sendo a distância, o porquê ... Celestial acaba se apoiando em André um amigo de infância,  porem o que Celestial não ‘sabia’ é que André é apaixonado por ela, desde da época de guaraná com rolha ...

 Um ponto muito bom do livro de como é narrado, é que o livro é dividido em 3 partes, temos a visão do Roy, a visão da Celestial e a visão do André, e com os pontos de vista de cada um, podemos tomar partido para qual final torcemos pelo final.





Agora fica a pergunta, será que Roy vai conseguir sair da cadeia e voltar para a sua vida com Celestial, ou será que Celestial vai esperar Roy? Será que André, vai fazer de um tudo para que ele e Celestial fiquem juntos? Eu não vou fizer, vocês precisam ler esse livro ...

Fica muito evidente que a prisão de Roy tem um impacto maior por conta de cor, por ser negro (preto), o racismo é muito presente no Estados Unidos, e podemos ver também como é o sistema prisional dos EUA e como a cor da pele ainda impera sobre certos assunto ... um livro imperdível, não é a toa que esse livro foi indicado para o Clube de leitura de Oprah Winfrey e um dos melhores livros que o Barack Obama indica como leitura!

 E você, tá lendo ?

 

 

Comentários

  1. A sua resenha me deixou curiosa em ler esse livro... vou procurar no kindle.

    ResponderExcluir
  2. Essa questão da prisão injusta de pessoas pretas me toca muito, e a situação carcerária dos EUA é bem complicada. Achei a premissa desse livro muito interessante, vou adicionar na minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, parece ser um livro muito incrível! Antes de ler a história é difícil opinar, mas fico aqui torcendo super pelo Roy porque é tão comum ver casos de falsa acusação baseada no racismo. Um super retrato da realidade. Obrigada por essa resenha, fiquei querendo muito ler!

    ResponderExcluir
  4. Admito que esse não é o tipo de história que me chama atenção, mas achei um ponto interessante o fato dos protagonistas serem negros e também o que você falou no final, da questão racial ser relevante para os fatos importantes da história.

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse título, mas adorei! Realmente o racismo nós Estados Unidos é bem forte e é um fator que influencia em muitos casos de injustiça contra os cidadãos negros.
    A história parece ser incrível, já amei!

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas