Resenha - Filha da Ilusão


Livro: Filha da Ilusão
Autora: Teri Brown
Editora: Valentina
Páginas: 288 páginas
Nota: ★★★★

Sinopse: Ilusionista talentosa, Anna é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen, em seus shows e sessões espíritas, transitando livremente pelo mundo clandestino dos mágicos e mentalistas da Nova York dos anos 1920. Como filha ilegítima de Harry Houdini - ou pelo menos, é o que Marguerite alega - os passes de mágica não representam um grande desafio para a garota de 16 anos: o truque mais difícil é esconder seus verdadeiros dons da mãe oportunista. Afinal, enquanto os poderes de Marguerite não passam de uma fraude, Anna consegue realmente se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro. Porém, à medida que os poderes de Anna vão se intensificando, ela começa a experimentar visões apavorantes que a levam a explorar as habilidades por tanto tempo escondidas. E, quando um jovem enigmático chamado Cole se muda para o apartamento do andar de baixo, apresentando Anna a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos seus, ela começa a se perguntar se há coisas mais importantes na vida do que guardar segredos. Mas em quem ela pode, de fato, confiar?

Posso começar dizendo que eu estou dando muita sorte nas minhas ultimas leituras, pois todos esses livros estão sendo maravilhosos, e a minha lista do TOP no final do ano, vai ser complicadas escolher apenas 10!

Sabe aqueles livros que caminham entre uma linha tênue entre o que verdade e o que é mentira, e entre o que é imaginário e o que você realmente acredita, eu amei, e é o tempo inteiro o livro te colocando em provas e fazendo você duvidar do que pode ser realmente verdade ou que é apenas ficção. Neste livro conhecemos a história de Anna Van Housen, filha de uma mágica charlatã, cujo o relacionamento com a filha nunca foi o amor entre uma mãe e um filha, Marguerite Van Housen sempre tratou Anna como se ela fosse apenas sua assistente e sempre sabotando a filha mesmo que inconscientemente e sempre dizendo que ela (Anna) é uma filha ilegítima do famoso ilusionista Houdini, e enquanto a mãe que é uma charlatã Anna possui verdadeiros poderes e dons, ela é médium e tem o dom de ser a melhor ilusionista. Porém Anna sempre escondeu de sua mãe seus dons, tendo em vista o relacionamento complicado entre as duas, entre os espetáculos de mágica e sessões secretas de espiritismo, acabamos no deparando com a primeira revelação de Anna sobre estar conectada com um espírito, a cena descrita através do Oujia é de tirar o folego, você fica sem ar até que tudo se resolva, e foi surpreendente.

Por que meu relacionamento com minha mãe se parece mais com um jogo de xadrez do que com uma interação normal entre mãe e filha. “


Como já dizemos Anna, esconde seus dons a sete chaves e parece que com a chegada de Code um vizinho com estranhas manias parecem aguçar sua curiosidade, entre o que é real e o que é mentira Code e Anna começam a ser amigos com certos segredos, até um exato momento, porém com a proximidade de Code seus dons se intensificaram e ficam cada vez mais 'descontrolados'.

Com o decorrer da história, descobrimos que Cole o tempo todo estava tentando 'ajudar' Anna, pois por ela ser uma médium/ilusionista verdadeira há muitas pessoas más intencionadas, que podem fazer atrocidades com ela. Sua mãe é aquele típico personagem que se morresse não iria fazer falta alguma (pronto falei – sem filtro). Preciso destacar os episódios em que Anna tem contato com os mortos, que cena! Não, não dá medo, mas é chamativo e a narrativa é perfeita, a autora conseguiu descrever com perfeição.


Meu coração palpita na aterrorizada expectativa do que está por vir. As visões nunca são imagens bonitas com final feliz. Quando estou dormindo, posso interpretar esses episódios como pesadelos, mesmo sabendo que não são. Quando estou acordada, sou submetida à excruciante experiência na integra". 

Quanto ao final, a autora foi tão perspicaz que conseguiu criar uma ilusão dentro de uma ilusão, não entendeu o que eu quis dizer? Leiam esse livro, é aquele tipo de livro que você começa e não consegue largar. Uma mensagem bem legal desse livro é sobre os pré-julgamentos que todos nós fazemos de uma pessoa, as vezes aquela pessoa que você menos espera é aquela que vai te estender a mão, e outras aquelas pessoas que diz estar sempre com você é aquela que vai fazer de um tudo para tirar o seu chão e ver o seu fracasso.

Leiam, leiam e leiam é só o que eu tenho a dizer para vocês. 

E você, tá lendo ?

Comentários

Postagens mais visitadas