Resenha Mar Morto


Livro: Mar Morto
Autor: Jorge Amado
Editora: Record
Páginas: 224

Por enquanto meu queridinho do Jorge Amado!!! Não esperava por aquele final, mas, isso mostra que Jorge Amado não tem interesse em agradar sim em surpreender e fui surpreendida pelo final... Continua apresentando uma realidade nua e crua, aquela que muitas vezes fechamos olhos para não enxergar e infelizmente uma realidade atual, pouca coisa mudou e mesmo assim seus livros continuam fazendo sucesso... Sei que já falei isso nas resenhas anteriores, mas, é a pura verdade.
Em Mar Morte vamos conhecer a bonita historia de amor entre Guma, "filho do mar" e Lívia "filha da terra".
Essa história me levou ao passado onde eu fazia estagio de pedagogia na Fortaleza da Barra, no Guarujá/SP, esse monumento histórico fica próximo a praia do Gois, pegávamos a embarcação em Santos, na Ponta da Praia, e ouvíamos histórias de navegação, histórias do mar bravo, história de Iemanjá, um povo muito simpático, muito solicito e ao meu ver um povo feliz, sem problemas, bem isso a vinte anos atrás, mas. lendo Mar Morto e percebendo semelhanças entre os pescadores narrados no livro e os pescadores da praia do Gois, percebo como tinham a vida difícil, sofrida, mas nunca deixaram de sorrir, de ajudar, de oferecer uma água... As crianças desconfiadas, algumas traziam uma concha de presente para a "Prô Ale", outras permaneciam afastadas, afinal, eu era da "terra" uma intrusa...
Voltando ao livro, vamos conhecer além da história de amor mencionada, a vida dos pescadores do cais da Bahia e mergulhar nas lendas de Iemanjá ou Janaina, a mãe do mar.
Vamos nos solidarizar com Rosa Palmeirão, odiar Esmeralda e até nos decepcionar com Guma, e sofre com as mulheres e filhas dos pescadores, afinal...

" Do mar vem toda a alegria e toda a tristeza..."

Diferente das outras historias, Mar Morto é divido em três partes que estão subdivididas em capítulos: Iemanjá, Dona dos Mares e dos Saveiros, O Paquete Voador e Mar Morto, confesso que quando cheguei na ultima parte comecei a diminuir o ritmo da leitura, mas, não dá para adiar o inevitável e a leitura chegou ao fim!
E vamos para algumas curiosidades, da obra!!!

  • O livro foi publicado em 1936, Jorge Amado tinha 24 anos.
  • Virou novela!!! Mar Morto foi adaptada por Aguinaldo Silva e pode ser vista na globo, no seu horário nobre. Foi ao ar com o nome Porto dos Milagres, apesar do nome, olha o que encontramos na página 145:

"- É preciso encarar a realidade como ela é. Eu não espero milagres..."


  • Foi traduzido para 13 línguas e além da TV, foi adaptado para o rádio, teatro em quadrinhos...
  • Inspirou Dorival Caymmi a compor a música É doce morrer no mar.

Lembrando sempre que essa leitura faz parte do projeto Lendo Jorge Amado em Ordem Cronológica que foi criado pelo Renan do Blog Literall.

E você, Tá Lendo?

Comentários

  1. Já li e reli Mar Morto algumas vezes, é um dos meus livros preferidos de Jorge Amado. Não poderia existir canção mais condizente com a leitura do que "É doce morrer no mar". É uma obra que cativa e emociona.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas