Resenha O Conto da Aia

Livro: O Conto da Aia
Autor: Margaret Atwood
Editora: Rocco
Pág.366


Essa leitura fez parte do Projeto Livros e Mulheres que a Paloma do Instagram Ourbookself  propôs e como esse livro estava na nossa listinha infinita  aceitamos na hora...
Confesso que durante a leitura tive que parar e tomar folego.. Embora não seja um livro de terror, muitas vezes, fiquei incomodada e temerosa...
O livro já é antigo, teve sua estreia em 1985, mas, recentemente virou série e também o queridinho de muitos... E porque fiquei temerosa? Por que a historia é mais do que real e pode realmente vir a acontecer...



Pelo que entendi os Estados Unidos sofre um golpe de estado (estamos vivendo algo perto disso?) e a partir daí quem assume tudo é um novo estado chamado Gilead. Gilead é regido por um sistema teocrático, ou seja, temos um país que é submetido as normas de uma religião especifica. 
Esse sistema chega com tudo, para nós, podemos dizer que surgiu do dia para a noite, mas, não se enganem ele já estava sendo tramado, debaixo dos nossos olhos, mas, estamos sempre tão atentos aos acontecimentos que são "jogados" na mídia, que muitas vezes não tomamos ciência do que esta acontecendo... Um líder politico preso, uma competição esportiva acontecendo e homens poderosos trabalhando na surdina. E nós estamos onde?
"Nós dormimos no que antes havia sido o ginásio esportivo" Pág. 11
É assim que inicia-se a narração! Já dá pânico!!!
Vamos conhecer Offred, uma mulher de 33 anos, mas, esse não é o nome dela, nessa sociedade as mulheres não tem nome ou direito algum, são objetos... Offred é uma Aia. Sua função procriar...
Isso mesmo, estamos vivendo em uma sociedade destruída pela poluição, com danos irreversíveis (parece familiar?) e um dos danos é a esterilidade em massa. Não existe uma sociedade livre, tudo gira em torno das casas dos Comandantes. E a Aia é sua propriedade, veja bem, é apenas um objeto cuja função é procriar, o comandante tem sua esposa mas, essa é estéril, então cada comandante tem sua Aia... A história parece tão absurda, mas, conforme vamos lendo e entendendo percebemos o quão verdadeira pode se tornar...
E o pior, os governantes, usam um trecho da bíblia (lembram, estado teocrático)  para justificar esse ato extremamente desumano, covarde...


Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?
E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; coabita com ela, para que dê à luz sobre meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela. Gênesis 30:1-

Durante a história vamos conhecendo Offred antes do golpe, a história vai sendo alternada entre passado e presente...Entre essa idas ao passado, vamos descobrir que ela teve um marido e uma filha, ou seja, levava uma vida normal, como a nossa...

"Foi preciso tão pouco tempo para mudar nossas ideias a respeito de coisas como essa.
Então eu penso: eu costumava me vestir assim. Isso era liberdade." Pág. 40





Super recomendamos essa leitura!!!
E você Tá Lendo?


 

Comentários

Postagens mais visitadas