Memórias da Emília # Literatura Infantil

Hoje terminamos nossa Semana das Crianças!!!


 Essa semana só rolou literatura infantil, confesso que achei uma delicia...Vamos ver se conseguimos trazer mais indicações para vocês.
Ficamos pensando como iriamos fechar a semana...Queria algo especial!!! E olhando a estante da minha filha, tive certeza que ele não poderia ficar de fora...

Quantas tardes na frente da TV assistindo Sitio do Pica Pau Amarelo!!!
Lembro que eu tinha até a boneca de pano e juntas assistíamos as suas travessuras....
Em Memórias da Emília, a boneca falante e arteira resolveu escrever suas lembranças... 

Abusada e mandona ela na verdade vai fazer o pobre Visconde escrever suas memórias, e mesmo brincando, Emília vai falar cada verdade, bonequinha sincera, dá até medo...
"...Bem sei que tudo na vida não passa de mentiras, e sei também que é nas memórias que os homens mentem mais. Quem escreve memórias arruma as coisas de jeito que o leitor fique fazendo uma alta ideia do escrevedor..." Pág. 16
Vocês vão descobrir que temos aqui uma "grande filósofa" Gente, a Emília  não vai parar de tagalerar e quando questionada pelo Visconde, sobre o que é a vida, a bonequinha tem a resposta na ponta da língua!


"...A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos - viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais. É portanto um pisca pisca." Pág. 22

E não é que ela tem razão!!! Que maneira sábia de explicar a vida...
Após filosofar, ela começa a narrar suas memórias e junto com ela (ou melhor, com a história), fui relembrando os episódios narrados...
Uma das histórias que encontramos aqui no livro é sobre o anjinho da asa quebrada, vocês lembram??? Fecho os olhos, e parece que estou lá na sala com talvez nove ou dez anos e a bacia de pipoca no colo...


 Saudades!!! Ainda bem que temos os livros que podemos pegar a qualquer hora, e viajar para o Sitio ou para onde a história mandar...
De coração espero que as crianças de hoje possam perceber o quanto é bom ler um livro, o quanto é possível sonhar, aprender, conhecer lugares e pessoas...


Livro: Memórias da Emília
Autor: Monteiro Lobato
Editora:Globinho
Páginas: 183








 E você Tá Lendo?

Comentários

  1. Lembro-me tão bem de ver o Sítio do Pica Pau quando era mais nova. Boas recordações, sem dúvida!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia!!!
      Hoje tento passar esse amor para minha filha...
      Abraços

      Excluir
  2. Que post mais lindo!
    Eu simplesmente amo o Sítio, muito minha infância e até hoje.
    A Emília era minha favorita. Me deu muitas saudades agora.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Como eu adorava assistir o Sítio, minhas tardes eram mágicas, o universo criado por Monteiro Lobato é encantador. A Emília é um dos personagens mais carismáticos, que bom que temos os livros para nos levar de volta a esse mundo lúdico. Ótima indicação para as crianças!

    ResponderExcluir
  4. Ah, como eu adorava o Sítio do Picapau Amarelo! Lembro de passar os fins de tarde assistindo encantada aos episódios. Lembro também que li quase todos os livros e os meus preferidos eram As memórias da Emília e A chave do tamanho. Uma delícia ler esse post e trazer a tona essas lembranças!

    ResponderExcluir
  5. Assim que li título do post vim correndo ler. Eu amava a Emília quando era pequena, e tive are uma boneca dela (que já até levei pra passear de ônibus haha). Quando era mais nova adorava ver o programa, o jeitinho meio debochado dela, e sempre procurava os livros na biblioteca. Saudades!

    ResponderExcluir
  6. Eis a pessoa que não curte literatura infantil. Eu, mas eu nunca me envolvi com essa literatura, nem mesmo na infância. Contudo, os escritos de Monteiro Lobato, pelo que li sem seu post, lembra algumas histórias alemãs, que ouvia a minha tia contar as minhas primas. Eu dormia rápido. rs
    Eu digo que já nasci velha, pode rir, eu deixo e dou risada junto.

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! Amo literatura infantil...Leio pra mim, para minha filha, para os meus alunos...
      Tem poesias lindas na literatura infatil!!! Dê uma chance...
      Abraços

      Excluir
  7. Os livros do Sítio fizeram parte da minha infância e foi através deles que comecei a conhecer sobre mitologia grega, tema que me encanta! Esse post me deixou com saudades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas