Resenha - Nossas Noites

Livro: Nossas Noites / Our Souls at Night
Autor: Kent Haruf
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 160 páginas
Nota:★★★★★
 

Sinopse: Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.


Nesta história conhecemos Addie Moore uma viúva que se sente muito solitária e num ímpeto resolve propor a seu colega também viúvo Louis Waters, que eles durmam juntos, mas sem que aconteça nada, é apenas o companheirismo, ter alguém do seu lado. Afinal passamos mais de 30 anos ao lado de uma pessoa e quando a perdemos é bem difícil se acostumar com a solidão.

"Não, sexo não. Não é essa a minha ideia. Acho que perdi todo e qualquer impulso sexual já faz muito tempo. Estou falando de ter uma companhia para atravessar a noite, para esquentar a cama. De nós nos deitarmos na cama juntos e você ficar para passar a noite. As noites são a pior parte. Você não acha?"

O livro te encanta desde a primeira página, afinal saímos do obvio e do clichê um romance entre "pessoas maduras/idosas" pode parecer desinteressante num primeiro momento para quem vive em plena juventude e estamos cercados de histórias vazias e sem sentimentos, mas tenho a plena convicção que li poucas histórias de amor tão tocantes quanto essa. Acompanhar Addie e Louis é transbordar emoção e, por isso, Nossas Noites se torna um daqueles livros que acalenta o coração e faz você suspirar e ter um amigo companheiro assim quando a sua vez chegar.
 

É completamente hipnotizante acompanharmos a história desses dois e ver o sentimento se solidificar nos pequenos detalhes do dia a dia, em nossa rotina diária. Eu estou apaixonada pela forma como o autor Kent mostra o amor como ele sempre deveria ser: sem pressa, sem posses, sem interesses; somente o prazer de ter aquela pessoa ao seu lado.
 

Nossas noites é um relato delicado sobre a velhice e nos traz várias reflexões sobre a idade, solidão sobre o que é envelhecer e ter aquele pensamento que já que somos idosos não podemos mais aproveitar a vida, seja ela numa viagem ou um encontro romântico.
 

Eu acabei de descobrir que essa obra foi adaptada para o cinema, e o filme está na plataforma da Netflix, então fica a minha dica, espero que o filme seja tão bom quanto foi a leitura desse livro, que com certeza entrou para o meu hall de livros preferidos.

E você, tá lendo?

Comentários

  1. Nossa, que livro interessante. Parece ser uma leitura reflexiva sobre nossa velhice. Confesso que fiquei bem interessado em saber dessa trama na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista de leituras futuras desde a primeira vez que li sobre ele. E é curioso, porque eu raramente leio "romances". Já devo até ter comentado por aqui que eu passo longe livros que contam a história de um romance entre duas pessoa. Nada contra, só não é algo que desperte meu interesse. Mas acho que esse livro vai além de uma história de romance, é algo bem reflexivo e, como dito no post, nos faz pensar sobre envelhecimento, solidão e outras coisas. Isso sim são elementos que chamam minha atenção.

    ResponderExcluir
  3. Que ternura de sinopse, achei a história muito delicada e de grande profundidade. Nos faz refletir sobre o que realmente importa na vida (a amizade, companheirismo) e lembrar que sempre é tempo pra encontrar a felicidade.

    ResponderExcluir
  4. Tô lendo sim haha. Estou com a leitura de UM estranho ao Meu Lado encaminhada e amando! <3
    Sobre o livro da resenha, já vi algumas pessoas no YouTube falando sobre, e é um daqueles que quero ler algum dia. Parece ser uma história tão profunda, e que nos faz pensar em tanta coisa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas