Resenha - O Jardim de Inverno

Livro: Jardim de Inverno
Autor: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 415


Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. 
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. 
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são.
"Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento."


Que livro triste, mas, encantador!!! Vamos conhecer mais um pouco do que foi a 2ª Guerra Mundial!

A história se passa entre o ontem e o hoje!
É possível uma mãe não amar um filho? 
Vamos conhecer as irmãs Meredith e Nina, hoje adultas vivendo totalmente distantes... Nina uma fotografa de renome e Meredith, esposa e mãe é quem esta a frente dos negócios da família...
Mas nem sempre foi assim...Na infância estavam sempre juntas, sempre tentando atrair a atenção e receber o amor da mãe...O elo ali é o pai...Apaixonado pelas filhas e pela esposa, sempre tentando aproximar as filhas da mãe...
Anya é a mãe! Sempre fria e distante...Completamente apaixonada pelo marido...
A noite o pai sempre pede para Anya contar uma história para as filhas...É o momento em que todos estão juntos...É o único momento em que conseguem se aproximar da mãe...
O tempo passou...Cada uma seguiu um caminho...

 

Infelizmente quando o amor não consegue juntar as pessoas, a morte cumpre o seu papel...
A doença do pai resgata as irmãs... Ambas estão juntas novamente não pelo amor, mas, pela dor...Pela perda...
O pai que tanto amam, está partindo...E pede para Meredith cuidar da mãe e exige que Nina a faça contar a história que ouviam quando crianças até o fim...
A narrativa é feita na terceira pessoa!!! É impossível ficar alheio aos sentimentos e angustias dos personagens...
Como mãe, a postura de Anya me incomodou profundamente...O que me fez devorar o livro para conhecer os verdadeiros motivos de Anya...
"- Nós mulheres, fazemos escolhas por outros, não por nós mesmas, e quando somos mães, nós...suportamos o que for preciso..." Pág. 287
Resultado da leitura olhos inchados de tanto chorar...
Nos faz refletir e valorizar as pequenas coisas, que nos passam despercebidos...Sabe aquela rotina, acordar e tomar café, passei a valorizar ainda mais...

"...a vida e o amor podem acabar em um segundo. Quando você os tem, precisa se agarrar a eles com toda a força e saborear cada segundo." Pág. 401

 E você, Tá Lendo?

Comentários

  1. Oi, gente! Que dó! Uma história de fato um tanto triste! Nos dá uma chacoalhada! fato! Mas a resenha está bela! Uma capa que me encantou, sem falar nos quotes, que me fizeram refletir bastante! É o que histórias assim me remetem! Adorei!
    Bela semana!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma história triste e linda ao mesmo tempo. Nos leva a perceber que por tras de uma pessoa amarga há um motivo que a deixou assim...Nos faz olhar mais para o outro e tentar entender e não julgar...
      Abraços

      Excluir
  2. Eu gostei muito quando li esse livro. A história é bem sofrida, e me dá uma pena no final, com o desfecho tão doído, ainda que existam coisas boas que aconteceram, mas foi muito boa essa leitura. Inaugurou um tempo de volta ao meu ritmo de leitora assídua!
    Ótima resenha!
    Abração.
    Drica.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha ouvido falar desta história porém não sabia exatamente do que se tratava. Gostei da premissa, apesar de saber que vou chorar com ela (histórias assim mexem muito comigo). E gostei disso de nos fazer refletir e ter gratidão pelo que já temos <3

    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos, boas leituras e boa semana.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bells! Chorei muito!!! Mas vale cada lágrima...
      Beijinhos

      Excluir
  4. Que premissa mais profunda! Eu gosto bastante de histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, mas nunca li uma que se passa no "tempo presente" e com passagens da guerra ao mesmo tempo. Fiquei realmente curiosa! Fora que o livro se passa na minha época preferida do ano *-*
    Acredito que seria uma leitura que mexeria demais comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro o inverno! É uma história que nos faz valorizar mais pequenas coisas que as vezes passam despercebidas no dia a dia.

      Excluir
  5. Oie, é a segunda resenha que leio a respeito desse livro, mas eu ainda não me interessei por ele. O tema é interessante, mas me afastei um bocadito dos livros sobre a segunda guerra mundial porque estava se tornando um hábito nos últimos meses. Minhas leituras ou acabavam ou começavam nesse tema.
    Preferi voltar-me para a leitura de mulheres, escolhi oito e estou com elas... atualmente estou com Angela Becerra 'o que falta ao tempo".

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lunna não conheço essa autora! Lógico que já estou aqui a pesquisar...
      Beijinhos

      Excluir
  6. Esse foi o primeiro livro que li da Hannah e foi ai que me apaixonei por sua escrita.
    Mexe muito com a gente e esse é um dos meus favoritos também. Não tem como não se colocar no lugar das personagens e sentir um turbilhão de sentimentos. Uma história maravilhosa e arrasadora!
    Gostei muito da sua resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Preciso admitir que eu geralmente fujo de histórias tristes, mas vez ou outra alguma me fisga e eu acabo não lendo. Com a resenha fiquei curiosa para saber sobre o passado da mãe, me perguntando sobre o que pode ter acontecido. Livros que fazem referência a Segunda Guerra Mundial sempre me interessam e gosto quando a história alterna entre passado e presente.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse livro deve ter um enredo emocionante, lindo e comovente, confesso que fiquei muito curioso para saber da história na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa, gosto de histórias que mostram tramas familiares e, desde que não seja melodramático, gosto do drama também (é difícil me arrancar lágrimas, eu confesso... rsrs).
    xoxo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas