Resenha - Ser ou Ter - eis a questão

Livro: Ser ou ter – Eis a questão
Autor: Manolo Quesada
Editora: Petit Editora
Páginas: 144 páginas
Nota: ★★★★★

Sinopse: A certeza de que conquistaremos a evolução um dia é que nos faz caminhar e tentar, a cada nova oportunidade de encarnação, crescer como indivíduos, com mais conhecimento e valores adquiridos. Mas, para que isso se concretize, é preciso ter liberdade de ação. Deus, que nos conhece até o mais íntimo de nossa alma, que nos oferece tudo de que necessitamos, sabe que ninguém gosta de caminhar dentro de uma camisa de força, sem livre-arbítrio. O autor aborda, neste livro, justamente isto: nossa relação com o dinheiro nem sempre é feita de maneira livre e com bom senso. Muitas pessoas, em vez de usá-lo com liberdade, preferem escravizar-se a ele. Conscientes de que todos desencarnaremos um dia, é preciso encarar o dinheiro como algo que apenas usufruímos num momento transitório de nossa existência. Após deixarmos a existência terrena, levaremos conosco apenas o que é inerente à nossa alma, que são coisas imateriais. Nunca nos esqueçamos disso.

Comecei a ler esse livro, em um momento da minha vida no qual eu perdi um grande valor material, e sofri muito e confesso que ainda sofro, mas foi como um tiro certeiro que esse livro me tocou. Ele me fez enxergar o quanto eu sou fraca e materialista. Um bem material foi embora, mas outro futuramente virá, e não posso só ficar pensando na minha perda, estou tendo que reaprender muitas coisas, uma delas é ter paciência e saber entender o motivo que isso levou.

Eu conheci esse livro, depois de ter visto uma palestra do próprio Manolo, e ouso em dizer em que foi uma das melhores palestras eu já vi e participei, ele no seu tom brincalhão consegue explanar muito bem tudo o que vivemos e precisamos aprender.

Este livro, não é sobre um personagem ou uma história de ficção que tantas vezes lemos, o livro é quase como uma filosofia de vida, onde duras lições são dadas com passagens bíblicas e uma reflexão poderosa sobre o que você quer, que é SER ou TER.

E você, tá lendo? 




Comentários

  1. Eu adoro o fato do português dividir o ser e o estar, coisa que outras línguas não diferenciam, mas deveriam. O ser e ter é uma alternância nova para mim, mas gostei da reflexão que você trouxe do livro. Só acho que você não deveria se chamar de fraca, mas sim de humana, porque todos temos certo materialismo, até porque o consumismo faz parte da modernidade, né.

    ResponderExcluir
  2. Esses tipos de leituras são essenciais para mim, pois relaxo e descanso das minhas leituras mais pesadas. Eu anotei essa dica, pois além de ter gostado de seu conteúdo, será uma leitura que irei aproveitar muito. Gostei demais do post.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quanta reflexão ele livro lhe trouxe. Veio em ótima hora então. Adoro quando os livros falam com a gente e mudam nossa perspectiva de vida.
    Adorei a dica de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante a premissa porque algo que eu realmente acredito é que as pessoas precisam ressignificar sua relação com dinheiro. De um lado temos pessoas que vêm o dinheiro como a solução para tudo e que são predominantemente materialistas. Do outro, há quem veja o dinheiro como algo "sujo" e que julgue como erradas as pessoas que pensam sim em ganhar dinheiro. Acho que os dois estão errados, dinheiro é bom sim mas, como você disse, não pode ser escravos dele. Acho válida toda reflexão sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  5. Ah, minha cara... não é o tipo de leitura que eu faça, mas achei interessante a sua relação com o livro. EU já perdi de tudo e levei algum tempo para assimilar certas coisas. Acho essencial que a gente reflita e pondere sobre valores e os ressignifique. É sempre uma excelente oportunidade de ser mais e melhores. Superar a nós mesmos e nossas fragilidades, que eu jamais chamaria de fraqueza.

    bacio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas