Resenha Um milhão de finais felizes

Livro: Um milhão de finais felizes
Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 351












Livro comprado por ser de autor nacional e porque sigo o Vitor Martins e acho ele um fofo! Simples assim...
O livro foi comprado em 2018 e por algum motivo ficou lá, quietinho na estante, até chegar dezembro e rolar um desafio no grupo Desafio das Estrelas, grupo do face, com  o desafio "Ler um livro lançado em 2018!!!
Sabe quando o livro te escolhe? Então, parece que o livro do Vitor saltou da estante direto para minha mão!!!
Vamos mergulhar na vida do adolescente Jonas! Ele terminou ou estudos mas por falta de grana não entrou na faculdade...
Mora com seus pais, mas vamos descobrir que apesar de ama-los o relacionamento é distante, seu pai gosta de futebol e cerveja, e sua mãe, uma dona de casa que tenta a todo custo agradar o marido. Seu prazer é ir para igreja, ajudar as "irmãs" e tenta fazer com que Jonas volte a frequentar novamente a igreja...
Jonas vive uma vida dupla! Em casa tenta parecer invisível aos olhos do pai, tenta se aproximar da mãe, mas teme decepciona-la. Só pode ser verdadeiro longe de casa, no trabalho ou com seus amigos, lá assume sua sexualidade...
A história se passa em SP, amei isso, fico me imaginando passeando na Paulista e encontrando Jonas!!!
Ah! Ele trabalha em uma cafeteria, próximo da Paulista (ou na Paulista) e é lá que encontrará uma pessoa que mudará sua vida!!!
Embora a história seja ficção, podemos sentir o quanto ela é real...Percebemos o jovem angustiado, tentando se esconder de um Deus, pois acredita ser um pecador, o medo de não ser aceito pelos pais e pela sociedade...A falta de perspectiva...Tudo isso podemos encontramos ao nosso redor, e faz com a leitura torne-se sensível, uma vontade de encontrar com Jonas e falar que vai ficar tudo bem, embora não fique, mas aprendemos a lidar com a situação, a olhar com outros olhos!
Ficamos na torcida para que outros jovens como Jonas encontre amigos que estendam aos mãos, que ofereça um ombro amigo...
O livro é narrado em primeira pessoa e de forma bem humorada!!!

E você Tá Lendo???

Comentários

  1. Irei encaixar essa obra esse ano em minha lista, pois estou muito curioso para saber dessa história na íntegra, desde que a conheci ano passado. Deve ser um enredo maravilhoso e repleto de emoções, espero estar lendo em breve.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço o Vitor só de vista, nunca acessei o canal dele e nem nada. Vi-o na Bienal, acho. A história parece ser bem interessante e bem real, até porque: quantos jovens não passam por isso no Brasil?

    Achei bacana e fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  3. Também acho o Vítor um fofo e sou apaixonada pelas ilustrações dele. Mas nunca li nenhum livro dele e nem sei porque. Seu post me fez lembrar disso e já vou incluir esse na minha lista de leituras futuras para não esquecer mais.

    ResponderExcluir
  4. Uma realidade que muitos jovens vivem, têm uma vida em casa e outra com os amigos. Infelizmente a sociedade ainda é muito preconceituosa, o que cria uma barreira para muitos se assumirem. Gostei da premissa e da sensibilidade do autor ao tratar do tema.

    ResponderExcluir
  5. Ah eu confesso que adoro histórias que tenham São Paulo como palco. Adoro identificar os lugares e conhecer a cidade de quem escreve. Adoro.
    E quanto a narrativa, acho que toda ficção tem a realidade como ponto de partida, embora possa ir muito além do que somos e vemos. É um equilibrar-se desequilibrado.
    Não conheço o autor, nem o livro, mas eu gosto imenso de poder observar esse mundo que alguns se sentem obrigados a inventar para sobreviver. Triste, mas ainda necessário em pleno século XXI.

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Eu sou louca para conhecer a escrita do Vitor Martins! Já sou fã dele como youtuber e ilustrador e me encanta a sensibilidade dele. Tenho certeza que ele transfere tudo isso para seus personagens. Fiquei curiosa para conhecer melhor Jonas e estou amando ver como nossos autores nacionais têm se saído tão bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiiii! Como vão? Feliz 2020! Aí, amigas, eu tenho esse livro na estante mas ainda não li! Quero muito! Um tema tão importante em pleno século XXI, não acham?! Mas que ainda gera polêmicas, infelizmente! Na ocasião da Bienal do Rio, soube que ele é friburguense. Fiquei feliz!🥰

    ResponderExcluir
  8. Que sinopse fofaaaaa, quero ler já! ❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas