Resenha Menina Má

Livro: Menina Má
Autor: Wuilliam March
Editora: Dark Side
Páginas: 272













Leitura de Março!!! Fazia tempo que queria ler esse livro mas tinha um certo receio, sabia o básico, era uma história de uma criança psicopata e o fato de trabalhar como professora de educação infantil, me manteve afastada por algum tempo desse livro. Vencendo o "medo", posso dizer que o livro foi assustador... Esse livro ele fica na sua cabeça, leva a vários questionamentos...Confesso que não foi uma leitura agradável, embora tenha que afirmar que o livro é excelente... Será que estão conseguindo me entender?


Vamos conhecer Rhoda Pernamak, uma criança de 8 anos, linda, super educada, uma ótima aluna... Quando sorri ganha uma covinha irresistível...Como suspeitar de uma criança tão adorável assim???
Só sua mãe conhece verdadeiramente! Ela é fria, calculista, má...E fiquei me perguntando, será que uma criança de 8 anos pode ser má...


 Infelizmente pode, e temos muitas crianças por ai manipuladoras, que conseguem escravizar seus pais e pessoas proximas, realmente o amor é cego, pois, ficamos inventando mil desculpas, como a propria mãe de Rhoda faz para justificar seus erros, para fingir para nós mesmos que não foi assim que aconteceu, que ela, a criança, não foi culpada...
"Ela deve ter aprontado alguma coisa, pensou Christine. E uma coisa bem ruim, ou não daria ao trabalho de tentar me agradar." Página 73

Durante a história vamos conhecendo o dia a dia da familia Pernamak, na verdade Christine cria Rhoda sozinha, pois seu marido viaja muito a trabalho ou o trabalho é apenas uma fuga, pois sabe o quanto sua pequena filha é má e não tem coragem de assumir, afinal pode um pai ou uma mãe achar uma criança de 8 anos má? Sentimentos conturbados...A gente consegue enxergar a maldade nos filhos dos outros, mas, enxergamos isso nos nossos filhos???
Enfim, vamos conhecer Mônica Breedlove, sua amiga e vizinha, que adora uma fofoca, mas realmente gosta deles e é fascinada por Rhoda...E vamos ver muito eles durante a história, o que ameniza um pouco o conflito que o leitor possa a ter com a leitura, sabe funciona como água com açúcar...
A escola de Rhoda irá fazer um piquenique, conseguimos ver que Rhoda não tem amigos, acho que criança é mais sensível, embora achamos frágil, inocente, elas percebem o perigo primeiro que nós, infelizmente, acredito que talvez não consigam expressar ou muitas vezes nós adultos não damos a devida atenção...O fato é que irá acontecer algo durante esse piquenique, que irá mudar olhar de Christine...Ela começa desconfiar do que realmente aconteceu, e instinto de mãe não falha, ou falha?
"Rhoda tinha interesse nas coisas materiais, e as mentiras que dizia eram objetivas como as de um adulto, visando puramente confundir e iludir." Página 95
Ainda teremos o asqueroso Leroy, zelador do prédio onda Rhoda mora, e me deu a entender que ele tinha sentimos equivocados por Rhoda, seria um pedófilo??? Ele adora irritar, mas não imagina o quanto ela pode ser má e irá sofrer nas mãos dessa menina...



Originalmente essa história foi publicada em 1964, fico pensando na polêmica que causou, afinal, a criança é má pela circunstância em que vive, o "meio" a faz ficar má ou existe uma "sementinha" dentro de nós, e alguns desenvolve outros não? Nesse caso, Rhoda era uma criança muito amada, não vivia nas ruas, tinha tudo o que queria...

A edição da Dark Side dispensa apresentações!!! Ela nos surpreende com uma breve história de vida do autor, e vejo o como a experiência de vida, que ele teve remete ao livro, fica claro que nós não conseguimos nos despir das nossas experiências, bagagens e tudo isso influencia no nosso dia a dia, nos nossos escritos...

Wuillian March morreu antes de ver o sucesso estrondoso que sua história causou!


👉Fotos tiradas pela minha filha💖💖

E você Tá Lendo?




 

Comentários

  1. Esse livro ainda não li, mas está na minha lista de desejados, espero realizar essa leitura e conferir a história na íntegra em breve, pois parece ser uma trama bem sinistra e quero saber o que Rhoda irá fazer com o zelador. Dá até medo de pensar.

    ResponderExcluir
  2. Que fotos lindas! Amei demais. Li esse livro no ano passado e amei muito! Foi umas das melhores leituras do ano. Eu fiquei com ódio do final hahahhaha mas em um todo eu amei!

    ResponderExcluir
  3. Pesado. Sim, crianças podem ser más, podem ter ações calculistas, frias e é assustador pensar nisso, muito embora seja real. Espero nunca topar com uma Rhoda entre as crianças com as quais trabalho, mas já anotei o nome do livro para "encontrar" com ela nessas páginas algum dia!

    ResponderExcluir
  4. Essa edição está perfeita mesmo, desde a capa!
    Já tem um tempo que eu li e apesar de já estar mais familiarizada com leituras com crianças psicopatas, não tem como não se chocar com Rhoda. Fiquei bem tensa em diversas partes.
    O triste é saber que é possível sim, ser tão má em tão pouca idade.

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esse livro já tem um bom tempo mas, por um ou outro motivo, sempre acabo deixando para depois. Acho a proposta da história muito interessante e acho sim que crianças podem ser más. Tenho uma amiga médica que me contou uma história assustadora de quando ela teve que fazer o estágio obrigatório em psiquiatria. E pelo que eu já li sobre serial killers, acho que ainda na infância é possível perceber sinais de psicopatia, embora se não me engano o diagnóstico não possa ser dado antes dos 18 anos. Mas, de fato, é assustador pensar que a visão geral de que crianças são puras e inocentes não é necessariamente verdadeira.

    ResponderExcluir
  6. Olá, meninas! Como vão? Espero que bem! Bom, eu li uma resenha desse livro certa vez que me deixou bem interessada, justamente por ser educadora, e gostar de temas que envolvam esse tipo de abordagem. Acho válido! Além disso, a Darkside capricha bastante no trabalho gráfico, diagramação, ilustrações, arte, enfim...
    Ainda não comprei, e acabei me lembrando do livro pela postagem de vocês, que está bela! Parabéns! Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  7. A maldade em crianças é um tema bem delicado, infelizmente é difícil acreditar que existam psicopatas infantis, mas a realidade é triste e até medonha. Imagino que o livro deva ser excelente, deu origem a um filme muito aclamado e um remake. O estilo me lembra Anjo Malvado com o Macaulay Culkin.

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis ler esse livro, mas há algo que me impede... Será que é o fato de eu também ser professora da educação básica? Nunca tinha pensado nisso. Fiquei bastante curiosa graças a sua resenha, acho que agora tomo coragem kkkk Abs! ♥

    ResponderExcluir
  9. Estava escrevendo sobre a maldade outro dia, não me lembro agora em relação a que livro, e pensando justamente sobre a possibilidade de ela nascer conosco ou de ela ser resultado do meio. Estava lembrando de Hobbes e Rousseau, que tão bem falam sobre isso. Crianças com traços de psicopatia evidentes sempre me fazem relembrar essas discussões. Excelente dica de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite cara mia.
    Certamente causou problemas essa trama, se o Anjo Malvado foi proibido em vários lugares do mundo, imagina esse livro. Eu acho necessário falar da questão, abordar o tema até porque é bastante complicado para todos que se aproximavam dessa criatura. Os famosos gatilhos podem ser disparados a qualquer momento e não dá para fingir não ver, embora seja o mais comum de acontecer.

    bacio

    ResponderExcluir
  11. Esse foi sem dúvidas um dos melhores livros que li em 2019. Rhoda é uma pestinha detestável e diferentemente do protagonista de "A profecia", outro livro semelhante, ela tem muita consciência da maldade que faz e faz sem dó. Mas acho muito importante livros assim porque muita gente tem a falsa impressão de que todas as crianças são inocentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas