Resenha - Felicidade Incurável

Livro: Felicidade incurável
Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 242 páginas
Nota: 💓💓💓💓💓

Sinopse: Em seu novo livro de crônicas, Fabrício Carpinejar anuncia: é chegado o momento de propor a felicidade... e uma felicidade incurável. É aquela que nunca está reunida em um único lugar; que nem a tristeza consegue levar. A felicidade incurável contraria diagnósticos e medos, supera fobias e traumas e não se diminui perante o pessimismo dos outros. É aquela que não adoece. Com uma passionalidade reflexiva e racional, o autor, notável por sua prosa apaixonada e sincera, protege seu ímpeto sem perder a responsabilidade. Um atlas do que Carpinejar acredita ser um relacionamento, Felicidade incurável trata de mudança de mentalidade amorosa e da família, diferentes fins de casamento, amizades em tempos eletrônicos, divertidas implicâncias de casal, debate sobre o que é alegria e liberdade e sugere: seja feliz por uma questão de justiça pessoal.

Eu sempre ouvi muito falar sobre esse autor, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler, e nessa quarentena, muitas editoras estão colocando livros para download gratuitos, e esse foi um deles...

O que falar desse livro, simplesmente maravilhoso, Carpinejar sabe traduzir as emoções e conflitos familiares e pessoais em várias crônicas neste livro magnifico. No decorrer das crônicas nos sentimentos como se estivéssemos em uma roda de amigos conversando sobre os mais diversos assuntos e ao mesmo tempo escutando bons conselhos.

São crônicas muito perspicaz e de uma abordagem magnifica, e tem aquela visão realista e ao mesmo tempo extremamente divertida. Difícil colocar em uma resenha um livro desse tipo, pois todas as crônicas são fantásticas, vou tentar colocar aqui o que eu mais gostei aqui alguns trechos ...

"Felicidade é intensidade. É se pôr inteiro no lugar em que você está, não no minuto anterior, nem no próximo minuto. Inteiro: beber o tempo que a sua boca pode beber, não beber com os olhos ou com os ouvidos, que bebem o infinito e se afogam. Não querer tudo, querer o que se necessita. Porque a ansiedade não é esperança, é agredir o instante." (from "Felicidade incurável" by Fabrício Carpinejar)

Então eu posso falar que finalmente eu carpinejei!!! Carpinejar é tão aclamado que até já virou verbo, suas obras são sempre muito elogiadas e é comum vermos frases marcantes do autor espalhadas por aí.

"O porta-retratos sinaliza o nosso pertencimento a um lugar. Sem ele, somos turistas em nossas casas. Sem ele, podemos partir a qualquer hora. Sem ele, não temos laços e raízes, não cultivamos a nostalgia um pouco por dia." (from "Felicidade incurável" by Fabrício Carpinejar)

Ah, uma excelente leitura nessa quarentena, super recomendamos!!




E você, tá lendo?

Comentários

  1. Que legal, eu adoro o Capinejar e só pela sinopse e pela capa já dá pra sentir a energia positiva que a obra emana, muito bacana! Outro ponto que gostei foi o formato crônicas, adoro esse estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu adoro a escrita do Carpinejar. Me encanta a forma como ele trata de emoções e sentimentos e fala do dia a dia, é um jeito que parece um amigo contando uma história ou até nós mesmos, é muito fácil se identificar. Recomendo muito "Amizade também é amor", tem alguns dos meus textos preferidos dele.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, nunca li nada do autor, porém muitas pessoas já me falaram super bem dos livros dele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia o autor e nem a obra. Mas eu já fiquei super interessado em conhecer depois dessa resenha <3 amei muito *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu tentei ler Carpinejar... mas não falou comigo. Deixei o livro para lá e parti para o próximo. Muitas pessoas falam dele, citam trechos inteiros e sempre que leio, o mesmo silêncio ocorre. Parece um desses coachs a falar de coisas comuns e prontas. rs
    AH, no momento estou a ler Susan Sontag (de novo) outro livro, mas ainda Susan.

    bacio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas