Resenha ABC do Castro Alves

Livro: ABC do Jorge Amado
Autor: Jorge Amado
Editora: Record
Páginas: 327

Sinopse: Neste ABC de Castro Alves, que define como uma "louvação", Jorge Amado mostra que sua relação com o "poeta dos escravos" não é apenas de admiração literária, mas de profunda identificação pessoal, tanto no plano estético como no político e ético.

O autor não se limita a reconstituir, com talento e imaginação de ficcionista, a vida pública e privada do retratado, mas busca também fazer reverberar a potência de sua poesia, cujos motivos centrais são o amor e a liberdade.



Jorge Amado nos mostra que há uma coerência entre a biografia do poeta e sua poesia. Seus amores intensos, sua ativa militância em prol da Abolição e da República, sua personalidade arrebatadora, tudo isso se traduz na veemência de seus versos.



Escrevendo em 1941, momento crítico da Segunda Guerra, quando o Brasil ainda não entrara no conflito, o autor chama a atenção para o caráter engajado e libertário de Castro Alves. Nesse contexto se explicam as diatribes de Jorge Amado, nas notas, contra Machado de Assis e Mário de Andrade, vistos por ele como artistas que se esquivaram da luta política.



Circunstâncias históricas à parte, ecoam nessas páginas as palavras mais calorosas do poeta que amou intensamente e conflagrou as ruas de Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo antes de morrer precocemente, aos 24 anos.


Hoje a resenha faz parte do nosso Projeto Lendo Jorge Amado em Ordem Cronológica!
Vocês já sabem mas, vou falar de novo, é sempre bom lembrar, o projeto é em parceria com o Renan do blog Literall
Aqui vamos ter um mito idolatrando outro mito!!! Vamos conhecer a fundo o Poeta da Liberdade...
Logo no inicio da leitura, Jorge Amado cita uma característica comum de ambos:
"Como escritor uma coisa me liga poderosamente a ele: tenho sempre encardo a vida de frente e, como ele, escrevo para o povo e em função do povo". Pág. 20
Realmente, ambos dão voz a classe menos favorecida, dão voz a aqueles que todos veem mas, ignoram...
Vamos conhecer a família de Castro Alves, e até das "fofocas", Jorge Amado narra logo no inicio um caso de amor proibido de uma tia do nosso poeta e é nesse ano em que ele nasce...Jorge Amado menciona que mais tarde ele também seria consumido de amor...
Iremos acompanhar o ingresso do poeta na escola e seus primeiros passos em direção a poesia...
Também conheceremos o seu primeiro amor, a sua primeira decepção amorosa...
Embora Jorge Amado afirme que não é uma biografia da vida do poeta aconselho a apreciar a leitura, a se deixar levar pela voz mansa de Jorge Amado e a se apaixonar por Castro Aves...
"É claro que me permiti liberdades nesta biografia. Além do que não segui nenhum processo propriamente biográfico. Saiu mais uma louvação." Página 19
E vocês gostam de biografia?

Qual já leram???

Beijinhos e até a próxima...


Comentários

  1. Oie!!

    Sou muito fã de Jorge Amado!!
    Essa obra ainda não li e tenho muita curiosidade por se tratar de outro autor que aprecio.
    Gostei da resenha. Não consegui ler muito de Jorge esse ano, mas para o próximo quero ler mais.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro biografias e não conhecia essa obra. Sua resenha esclareceu bem sobre o livro e me deixou com muita vontade de ler. Anotei a dica e salvei a foto do livro para eu adquirir meu exemplar.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro de tudo: que projeto lindíssimo! Pura literatura, poesia e cultura do nosso país em palavras! Estou encantada com a proposta daqui! É uma pena que não há como eu estar nele! Eu não conhecia esse livro, confesso, mas amei tudo no post! Nem vou vou parabenizar, vou agradecer por ler tanta beleza! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gosto sim e essa é uma das mais interessantes! Castro Alves por Jorge Amado? Certeza de uma leitura de qualidade! Adorei a indicação, vai pra minha lista 😊

    ResponderExcluir
  5. Li Castro Alves há algum tempo, mas não tenho uma relação com esse poeta. Nem me lembro do motivo da leitura, acho que foi indicação de alguém. Achei intenso o seu canto, principalmente sobre a questão dos escravos. Mas não é uma poesia que fale comigo. E não sabia que Jorge Amado o tinha biografado. Eu gosto de biografias, não muito das atuais, onde todo mundo fala bem de todo mundo. Mas amei a de Rita Lee, achei o máximo as histórias que contou. rs

    bacio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas