Resenha O Cavalheiro da Esperança

Livro: O Cavalheiro da Esperança
Autor: Jorge Amado
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 354

Oi gente tudo bem por aí!
Vamos falar de mais um livro do nosso Projeto Lendo Jorge Amado em Ordem Cronológica!
Esse é o nosso oitavo livro e ainda temos uma longa caminhada pela frente!!!
Aqui vamos conhecer de forma poética, a vida e a luta de Luis Carlos Prestes...
Interessante que esse livro teve sua circulação barrada no Brasil, mas, circulava clandestinamente.
Como no livro anterior, ABC de Castro Alves, aqui Jorge Amado também chama o leitor de "amiga" ou "nega", o que nos torna íntimos do escritor, é como estivéssemos na sala, tomando um café e ouvindo uma história!!!
O livro esta dividido em partes, e na primeira parte vamos conhecer infância e adolescência de Prestes.
 Luis Carlos Prestes perde cedo o seu pai, mas, teve sua mãe como exemplo a ser seguido. Dona Leocádia, sua mãe, uma mulher bem a frente para sua época, nunca temeu serviço algum, nunca reclamava ou queixava-se da vida. Sempre instruiu seu filho a estudar e a ser honesto e Prestes honrou sua mãe, foi o melhor, filho, aluno, e amigo, muitas vezes fez o papel de pai para suas irmãs.
Depois o que teremos é a história do nosso país, contada de forma poética e enaltecendo Luis Carlos Prestes como um herói. 
 "Nesse cais distante dá-me tua mão esquerda, ouve a história do Herói." Página 14
História essa que não posso afirmar ser real ou não, pois, a principio não tenho intenção de estudar e analisar criticamente a obra, comparando com outros textos, fontes e autores...
Quando menciono ser real ou não, estou me referindo a veracidade dos fatos.

"...Muitos se deixam hoje enganar, amiga, com a máscara da vítima, de bondade e de democracia com que o Estado Novo veste o seu fascismo." Pág. 39 

 Confesso, que o livro vai ficar aqui na mesa, a espera de uma releitura mais criteriosa!!!

E você, Tá Lendo?





















Comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro. A bem da verdade só conheço as obras mais famosas do Jorge Amado. Alguns eu li naquela época de escola/vestibular, então foram leituras mais obrigatórias do que prazerosas. Um que está na minha lista de leitura, acho que até que o coloquei depois de ver um post aqui, é Capitães da Areia.

    ResponderExcluir
  2. Jorge Amado é maravilhoso! Capitães de Areia por enquanto é o meu preferido.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas