Resenha - Nunca Olhe para Dentro

Livro: Nunca Olhe para Dentro
Autora: Amanda Ágatha Costa
Páginas: 482 páginas
Editora: Qualis Editora
Nota: ★★★★★

Sinopse: Nem sempre a vida é colorida como um quadro ou suave como uma pincelada, às vezes é o contrário de tudo isso. Depois de perder os pais em um acidente de carro aos oito anos, a única coisa que Betina precisa fazer é encontrar o responsável por ter destruído sua família na noite que daria início à sua próspera carreira como pintora. Agora, longe dos pincéis e das paletas, ela está focada em terminar a primeira graduação e procurar na justiça um pouco de consolo para o caos que o seu passado ainda traz. Ao lado de seus amigos e sob o teto de uma tia que a detesta, ela perceberá de que cores as pessoas são feitas, e o quanto é realmente necessário olhar para dentro de tudo aquilo que a assombra, mesmo que para isso precise passar por uma inesperada decepção.

A história começa com um acidente trágico que marcou a vida de Betina, nesse acidente ela perde seus pais em um brutal acidente de trânsito, e ela se sente culpada por ter sido a única a ser salva. Com o sistema de guarda, ela passa a ser cuidada por sua ‘tia’ Cecília, irmã de sua mãe,, porém a pessoa que devia lhe dar amor e proteção, lhe oferece justamente ao contrário, ódio e mais ódio, a agressão psicológica e física que Betina passa, não são todas as pessoas que conseguem seguir em frente. A autora foi ímpar em relatar esses abusos, como um assédio verbal pode ser devastador na vida de uma pessoa, onde a vítima passa a se achar merecedora desses abusos e se acha culpada por tudo.  

Então Betina, passa os anos cada vez mais escondida em seu quarto para não ser a causa da cólera de sua tia, onde até mesmos os namorados da tia, fazem questão de agredi-la fisicamente, como se fosse prazeroso causar o sofrimento a alguém e mesmo sem nenhuma causa raiz para tal atrocidade.

E o único objetivo que Betina tem é desvendar quem foi o causador do acidente que devastou a sua vida. Ela fica obcecada e começa a ‘cavoucar’ o caso arquivo de seus pais, com seus fiéis e únicos amigos (Caio e Paola) e seu namorado Nicolas. Quando descobrimos quem foi o causador da tragédia que marcou a vida da pequena Betina ficamos atônitos (não, não foi um crime feito pela tia Cecilia, eu também achei que fosse), foi por uma pessoa que devemos sempre poder acreditar e confiar. E se Betina não souber diferenciar o joio do trigo, ela vai perder uma das poucas coisas que ainda ama.

O livro posso dizer que é um grito de socorro para todas as pessoas que sofrem assédios e não conseguem pedir ajudar, por ameaças sem fundamentos, apenas pela maldade humana. Foi o primeiro livro que eu li da autora e posso dizer que se eu ver outros na Bienal, eu irei com certeza comprar.

Vocês perceberam que eu não falei muito como acabou ... porque eu quero instigar a vocês lerem e se surpreenderem com essa história que apesar de ficção pode ser que esteja acontecendo na porta ao lado de sua casa.

Leiam e se surpreendam!

E você, tá lendo?


Comentários

  1. Gostei do título me chamou a atenção logo de cara. E a história parece muito boa, admito que fiquei bem curiosa para saber quem foi o causador do acidente com os pais da Betina. Então, sim, o post me instigou bastante!

    ResponderExcluir
  2. Que história intrigante e eu confesso que fiquei bem curiosa para saber quem foi o causador do acidente.
    Gosto de leituras que trazem esse impacto e nos faz pensar sobre as pessoas que estão ao nosso lado.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi esse livro lá pelo Kindle Unlimited. De cara o título me chamou a atenção, pois ;e muito forte, profundo, dá pra lê-lo de várias formas. mas não me lembrava do que a história tratava. seu post me fez lembrar da vontade eu tinha de conhecer o livro. Parece ser muito bom! <3

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito curioso para saber dessa trama na íntegra, essa leitura deve ser magnífica. Anotei a dica pois espero ler em breve.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas