Resenha - Tô Frito!

Livro: Tô Frito!
Autoras: Luciana Fróes e Renata Barreto
Editora: Bicicleta Amarela
Páginas: 242 páginas
Nota: ★★★★

Sinopse: Não existe nada mais democrático em uma cozinha do que o desastre. Do chef ao lavador de pratos, do maître ao garçom, todos que circulam diariamente por entre mesas e fogões vão testemunhar – e provavelmente protagonizar! – alguma situação em que nada sai como planejado. Na maior parte das vezes, faltando apenas dez minutos para a chegada dos primeiros comensais…

A boa notícia é que podem surgir coisas maravilhosas desses acidentes, como o grão de risoto do chef Claude Troisgros, que, num descuido, foi parar numa frigideira com óleo quente. Espocou, pipocou, estourou e virou o arroz-pipoca. No D.O.M., de Alex Atala, faltou gás justo na festa de inauguração – a saída foi bolar uma sucessão de pratos frios e canapés, em cima da hora. Já Roberta Sudbrack se define como uma caçadora de erros: "Quando escuto alguém na cozinha lamentar que algo deu errado, corro logo para ver de perto. Sei que dali vai sair coisa boa!"
Tô frito! é um apanhado desses imprevistos – alguns bem-sucedidos, outros nem tanto. São histórias contadas por vinte chefs e restaurateurs que, sem qualquer pudor e com muito humor, dividem com o leitor as saias-justas que encaram dia sim e outro também em suas jornadas de trabalho. Um prato cheio de casos bem temperados, digestivos e divertidos.

E o que estamos mais fazendo nessa quarentena? Cozinhando, comendo, além claro de ficarmos ansiosos, complexados, com um medo fora do normal e sem contar os nervos a flor de pele ... quem ainda não passou a madrugada em claro pensando nas caraminholas ainda não deve ter entendido o que realmente está acontecendo ...

Então durante esses hiatos na quarentena entre o home office, ser dona de casa e dar conta de tudo e não pirar, resolvi buscar refúgio em um livro que me fizesse dar risada ... e eis que encontro um livro que conta os piores desastres da cozinha dos mais renomados chefes, entre eles o meu queridinho Claude Troisgros, acho ele incrível, um chefe de cozinha espetacular e de um olhar humilde em sincero em tudo o que ele faz.

Um livro alegre, pois quem nunca passou um aperto na cozinha e depois deu muita risada? Super recomendo o livro, é um ótimo antidoto para a nossa mente cansada e estressada com tantas reviravoltas que estamos vivendo ...



Então é isso, fiquem bem, quem puder fique em casa ...
Respira fundo que iremos sair ilesos e sãos se Deus quiser!


E você, tá lendo?

Comentários

  1. Ah que bacana, adorei a proposta! Fiquei imaginando os pratos deliciosos que esses grandes chefs conseguiram criar a partir de erros, foi sensacional a ideia de reunir tudo em um livro!

    ResponderExcluir
  2. Ótima pedida! Realmente, acho que tá difícil não pirar com as informações do momento que passamos, mas adorei a iniciativa e achei genial a ideia de caçar "falhas gastronômicas", eu mesmo sou uma fonte grande de pratos errados que ficaram muito bons rs.

    ResponderExcluir
  3. Devo admitir que cozinha não é minha área. Não gosto de cozinhar, não sei e nem tenho vontade de aprender. Aqui em casa, meu departamento é lavar a louça! rs Mas achei a ideia do livro muito legal, além de provavelmente ter histórias bem engraçadas, achei interessante como quem entende consegue transformar um erro em uma coisa boa.

    ResponderExcluir
  4. Eu já trabalhei por um tempo numa cozinha, e mesmo tendo sido bem ruim em muitos aspectos, eu me divertia em alguns dias. Os acidentes eram muito frequentes, tipo alguém cair no chão, ou fazer uma pizza errada hihi. Mas, sinceramente, passa longe de ser igual Ratatouille!
    Achei a premissa do livro interessante, fiquei curiosa! :)

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei essa dica de livro!
    Eu sou a louca dos programas culinários, assisto vários mas não me dou tão bem assim na cozinha.
    Certamente me divertiria muito lendo esse livro! Lerei com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas